3. O que acontece com um relato de bug depois que você o envia

A qualquer momento após ser enviado, um relato de bug ganha um estado (Status) que descreve como ele está sendo manipulado. Esses são os possíveis valores do Status e seus significados:

Unconfirmed (Não confirmado)

Esse é o status inicial de um relato de bug, do momento em que ele é enviado até um dos mantenedores ler e decidir se é um reporte de bug realmente válido. As vezes os mantenedores não estão certos, e continuam mantendo o status como Unconfirmed. Nos piores casos, um reporte de bug pode ficar sem confirmação por um ano ou mais, mas isso é considerado algo ruim e não acontece muitas vezes.

New (novo)

Isso significa que o reporte de bug foi lido por um dos mantenedores, e é considerado, pelo menos no momento, como válido. Isso não significa necessariamente que algo a respeito vai ser feito imediatamente: alguns reportes de bug, especialmente pedidos de melhorias, podem ser perfeitamente válidos e ainda sim levar muito tempo para que alguém esteja disponível para lidar com eles. Muitos bugs, entretanto, são corrigidos algumas horas após serem reportados.

Assigned (atribuído)

Isso significa que uma pessoa em específico aceitou em trabalhar no bug. Isso não significa, conhecendo o mundo como ele é, que a pessoa irá de fato fazer algo em particular, então na prática isso significa basicamente o mesmo que New.

Reopened (reaberto)

Isso significa que o reporte de bug foi em algum momento considerado pelos mantenedores como resolvido (por exemplo, finalizado) mas uma nova informação os fez mudar de ideia: normalmente, uma mudança que deveria corrigir o problema não funcionou completamente.

Needinfo (Informações necessárias)

Esse é um status n qual você deve prestar particular atenção. Isso significa que você não colocou informação o suficiente no seu relato de bug que permita que algo seja feito a respeito. Na maioria dos casos, nenhuma ação será feita no reporte de bug até que você coloque informações adicionais (através de um comentário). Se muito tempo passar sem que você coloque nenhuma informação, o reporte de bug será resolvido como Incomplete.

Resolved (resolvido)

Isso significa que os mantenedores acreditam que eles terminaram de lidar com o relato de bug. Se você discorda disso, você pode reabri-lo, mas já que você não pode forçar alguém a trabalhar em um bug contra a própria vontade, você deve ter um bom motivo para fazer isso. Os bugs podem ser resolvido de diversas maneiras. Esses são os possíveis valores de resolução (Resolution) e seus significados:

Fixed (concertado)

O reporte de bug é considerado válido, e o GIMP foi alterado de forma que se considera ter corrigido o problema.

Wontfix (Não será concertado)

Os mantenedores concordam que o reporte de bug é válido, mas o trabalho para corrigi-lo seria tão grande, em relação à sua importância, que o trabalho não vale a pena.

Duplicate (duplicado)

Isso significa que o mesmo bug foi reportado por outra pessoa. Se você estiver vendo essa resolução, você também verá um ponteiro para o relato de bug anterior, o qual geralmente possui muita informação útil.

Notabug (não é bug)

Isso significa que o comportamento descrito como bug é intencional. Isso pode significar que parece um bug para você (e podem haver várias outras pessoas que concordam com você), mas o programa está funcionando da forma que foi pensada, e os desenvolvedores não querem alterar isso.

NotGnome (não é do Gnome)

O reporte de bug é válido, mas não pode ser resolvido fazendo alterações no GIMP. Os problemas que estão nos sistemas operacionais, gerenciadores de janela, ou biblioteca de que o GIMP depende frequentemente darão essa resolução. As vezes o próximo passo apropriado é fazer um reporte de bug para o software que é o verdadeiro culpado.

Incomplete (incompleto)

O reporte de bug não contém informação suficiente para algo ser feito a respeito, e o relator não respondeu aos pedidos para adicionar informação. Normalmente um reporte de bug ficará como aberto pelo menos um ou dois meses até que seja resolvido desta forma.

Invalid (inválido)

As vezes há algo de errado com o formulário do relato de bug: normalmente, o reportador acidentalmente enviou o mesmo relato de bug diversas vezes. (Isso pode acontecer facilmente por erros de alguns navegadores.) Os relatos de bug que descrevem de forma incorreta como o programa reage também podem ser resolvidos como inválidos.

[Nota] Nota

Se você discorda da resolução de um relato de bug, sinta-se sempre a vontade para adicionar seus comentários nele. Qualquer comentário adicionado à um relato de bug, resolvido ou não, gera um e-mail enviado para a lista de e-mail do Bugzilla do GIMP, que será visto pelo menos pelos mantenedores. Isso não significa necessariamente, claro, que eles irão respondê-lo.