4.11. Filtro NL

4.11.1. Visão Geral

Figura 17.49. Exemplo para o Filtro NL

Exemplo para o Filtro NL

A imagem original

Exemplo para o Filtro NL

Filtro NL aplicado


NL significa Não Linear. Derivado do programa de Unixpnmnlfilt, ele se junta às funções Suavizar, Desfocar e Suprimir Listras. Ele funciona em toda a camada, e não na seleção.

This is something of a swiss army knife filter. It has 3 distinct operating modes. In all of the modes each pixel in the image is examined and processed according to it and its surrounding pixels values. Rather than using 9 pixels in a 3x3 block, it uses a hexagonal block whose size can be set with the Radius option.

4.11.2. Ativando o filtro

You can find this filter through FiltersEnhanceNL Filter….

O filtro não funciona se a camada ativa tem um canal alfa. Então, a entrada de menu se torna insensível e acinzentada.

4.11.3. Opções

Figura 17.50. Opções para o Filtro NL

Opções para o “Filtro NL”

Previsão

Quando marcado, os resultados de parametrização são exibidos interativamente na visualização.

Filtro

O Modo de Operação é descrito abaixo.

Alfa

Controla a montante do filtro a aplicar. O intervalo válido é de 0,00 a 1,00. O significado exato deste valor depende do modo de operação selecionado. Note que este parâmetro está relacionado, mas não ŕ o mesmo que o parâmetro alfa utilizado no programa pnmnlfilt.

Raio

Controla o tamanho da região de amostragem eficaz em torno de cada pixel. O alcance deste valor é 0,33-1,00, onde 0,33 significa apenas o pixel em si (e, portanto, o filtro não terá nenhum efeito), e 1,00 significa que todos os pixels na grade 3x3 são amostrados.

4.11.4. Modos de operação

Este filtro pode executar várias funções distintas:

Média regulada pelo alfa

O valor do pixel central será substituído pela média dos sete valores do hexágono, mas os sete valores são ordenados por tamanho e e o maior e o menor valores são excluídos dessa média. Isto implica que um valor alfa de 0,0 proporciona o mesmo tipo de saída que uma convolução normal (ou seja, a média ou o filtro de suavização), onde o Raio irá determinar a força do filtro. Um bom valor para começar mum filtragem sutil é Alfa = 0.0, Raio = 0,55. Para um efeito mais visível, tente Alfa = 0,0 e Raio = 1.0.

Um valor Alfa de 1,0 fará com que o valor da mediana do valores do hexágono seja usado para substituir o valor de pixel central. Este tipo de filtro é bom para eliminar sal ou, seja, ruídos em um único pixel em uma imagem sem espalhar o ruído ou manchar a imagem. O uso criterioso do Raio pode melhorar o efeito do filtro.

Valores intermediários de Alfa dão feitos em algum lugar entre a neutralização e redução ruido de sal e pimenta. Para uma filtragem sutil tente iniciar com valores de Alfa = 0,8, Raio = 0,6. Para um efeito mais notável tentar Alfa = 1,0 e Raio = 1.0.

Estimativa ótima

Este tipo de filtro aplica um filtro de suavização adaptativa sobre a imagem . Para cada pixel a variância dos valores de hexágono circundantes é calculada , e a quantidade de suavização é feita de forma inversamente proporcional a ela. A ideia é que, se a variação é pequena , então é devido ao ruído na imagem , enquanto que, se a variação é grande, é devido a características da imagem que são desejadas. Como de costume, o parâmetro Raio controla o raio efetivo , mas é aconselhável deixar o raio entre 0,8 e 1,0 para o cálculo da variância ser significativo. O parâmetro Alfa define o limite de ruído, acima do qual menos suavização será feita. Isto significa que pequenos valores de Alfa vão criar um efeito de filtragem mais sútil , enquanto que valores grandes tendem a suavizar todas as partes da imagem. Você poderia começar com valores como Alfa = 0,2, Raio = 1,0, e tentar aumentar ou diminuir a Alfa para obter o efeito desejado. Este tipo de filtro é bom para filtrar ruído devido a retículas de cor, tanto em imagens preto e brancas (bitmap de 1bit) como em imagens coloridas.

Realce de borda

Este é o efeito de filtro oposto ao filtro de suavização. Ele realça as bordas. O Alfa controla a quantidade de realce de borda, de sutil (0,1) até bem aparente (0,9). O Raio controla o raio efetivo, como de costume, mas os valores úteis estão entre 0,5 e 0,9. Tente começar com valores Alfa = 0,3 eRaio = 0,8.

4.11.4.1. Utilização combinada

Os vários modos de operação podem ser utilizados um após o outro para obter o resultado desejado. Por exemplo, para transformar uma imagem monocromática (1 bit) com valores posicionados (dithered) em uma imagem em tons de cinza, você pode tentar uma ou duas passagens do filtro de suavização, seguido de uma passagem do filtro de estimativa ótima, e então algum realce de borda sutil. Note que a utilização do realce de borda só tem como ser útil sendo utilizada depois de um dos filtros não-lineares (mediana regulada pelo alfa ou filtro de estimativa ótima), uma vez que o realce de borda é o oposto direto da suavização.

Para reduzir o ruído de quantização de cores em imagens (ou seja, transformar imagens em .gif de volta em arquivos de 24 bits), você pode tentar uma passadado filtro de estimativa ótima (Alpha = 0,2, Raio = 1.0), uma passagem do filtro da mediana (alfa = 1,0, Raio = 0,55), e, possivelmente, uma passagem do filtro de realce de borda. Várias passagens do filtro de estimativa ótima com o valores Alfa reduzidos aos poucos são mais eficazes do que uma única passagem com um valor Alfa grande. Como de costume, há uma trocaentre a efetividade do uso do filtro e a perda de detalhes na imagem. Você tem que experimentar para ver o que fica melhor.