5.7. Operação da GEGL

Figura 14.184. Ferramenta de Operação da GEGL

Ferramenta de Operação da GEGL

O GEGL (Generic Graphical Library — Biblioteca Gráfica Genérica) é uma biblioteca de processamento de imagens baseada em grafos (o conceito matemático) desenvolvida para realizar as várias tarefas de processamento de imagens necessárias no GIMP.

The GEGL Operation tool has been added in GIMP 2.6 and was originally meant as a useful experimental tool for GIMP developers. The GEGL Operation tool enables applying GEGL operations to the image and gives on-canvas previews of the results.

GIMP-2.10 is nearly fully ported to GEGL. You will find here some operations that still are experimental.

5.7.1. Ativando a ferramenta

O único meio de ter acesso a essa ferramenta é através do menu na janela de imagem: FerramentasOperação da GEGL.

5.7.2. Opções

Figura 14.185. Opções de ferramentas da ferramenta de Operação da GEGL

Opções de ferramentas da ferramenta de Operação da GEGL

Ferramenta de operação da GEGL com nenhuma operação selecionada.


Operação

Clique sobre este botão para selecionar a operação que você deseja aplicar à seleção ativa ou, caso não haja nenhuma seleção, à camada ativa.

Algumas dessas operações são muitas básicas como a color (cor)que preenche a seleção ativa ou camada com a cor especificada, enquanto operações como a fractal-explorer (Explorador de fractais) produz padrões muito complexos; assim como vários dos filtros de renderização.

Remember that this is an experimental tool, so some operations may not work or even crash GIMP. As a consequence, it doesn't make sense to describe the operations here as long as the GEGL Operation tool is experimental

Configurações de operação

As configurações de operação dependem da Operação escolhida:

Figura 14.186. Exemplo de Configurações de operação

Exemplo de “Configurações de operação”

Operação da GEGL de gaussian-blur (Desfocagem gaussiana) selecionada.


Se as opções da operação da GEGL selecionada não forem auto-explicativas (adivinhe qual é propósito da opção cor da operação cor??) você pode procurar por uma ferramenta que não seja daGEGL. Por exemplo, o filtro Explorador de fractal pode ter as mesmas opções da operação que o fractal-explorer da GEGL.

Ou você pode usar a incrível funcionalidade de pré-visualização em tempo real na imagem e simplesmente experimentar as diferentes opções de cada operação.

Pré-visualização

Se esta opção estiver marcada, como está por padrão, você terá uma amostra exibida diretamente na tela da operação selecionada toda vez que alterar algum dos parâmetros. Você terá que pressionar o botão OK para aplicar a operação à imagem.

Os botões da ferramenta

Restaurar

Pressionar este botão restaura as opções para as suas opções padrão.

Cancelar

Clicar neste botão cancela a ferramenta de operação da GEGL e deixa a sua imagem intocada. Isso é o equivalente ao fechar uma janela de dialogo usando o clássico botão Fechar disponível no seu gerenciador de janelas.

OK

Você precisa pressionar este botão para aplicar a operação selecionada à imagem. Então a janela de diálogo será fechada.