14.3. Explorador de fractais

14.3.1. Visão geral

Figura 17.315. Exemplo para o filtro de Explorador de fractais

Exemplo para o filtro de Explorador de fractais

Filtro Explorador de fractais aplicado


Com este filtro, você pode criar fractais e imagens multicoloridas beirando o caos. Ao contrário do filtro Fractal IFS, onde você pode interagir precisamente com a estrutura do fractal, este filtro permite que você simplesmente mude a visualização de fractais pré-definidos.

14.3.2. Invocando o filtro

You can find this filter through FiltersRenderFractal Explorer….

14.3.3. Opções

Figura 17.316. Opções do filtro Explorador de fractais

Opções do filtro Explorador de fractais

A janela do Explorador de fractais contém dois painéis: à esquerda, há o painel de pré-visualização com um recurso de zoom, no lado direito você encontra as principais opções organizadas em guias: parâmetros, cores e fractais.

14.3.3.1. Pré-visualização
Pré-visualização em tempo real

Desmarque a pré-visualização em tempo real se o seu computador estiver muito lento. Neste caso, você pode atualizar a pré-visualização clicando no botão Atualizar a pré-visualização.

Ao clicar e arrastar ponteiro do mouse sobre visualização, você pode desenhar um retângulo que delimita uma área que será ampliada.

Zoom

Você tem algumas opções para aumentar ou diminuir o zoom. O botão Desfazer permite que você retorne ao estado anterior, antes de um passo de zoom. O Refazer permite restabelecer um passo de zoom que você tenha desfeito, sem ter que recriá-lo com os botões de Ampliar ou Diminuir, ou ampliando retângulos na imagem.

14.3.3.2. Parâmetros

Figura 17.317. Opções do filtro Explorador de fractais(parâmetros)

Opções do filtro Explorador de fractais(parâmetros)

Esta guia contém algumas opções para definir o cálculo do fractal e selecionar o tipo de fractal.

Parâmetros do Fractal

Aqui, você tem controles deslizantes e caixas de entrada para definir a área visualizada do fractal, a repetição e o aspecto geral.

Esquerdo, Direito, Topo, Fundo

Você pode definir a área renderizada do fractal entre um mínimo e um máximo, nas direções horizontal e / ou vertical. Os valores são entre -3,0 a 3,0.

Iterações

Com este parâmetro, você pode definir o número de interações do fractal: as repetições de cálculo para cada ponto, e, portanto, o nível de detalhes. Os valores são de 0,0 a 1.000,0

CX, CY

Com esses parâmetros, você pode alterar os parâmetros de aspecto do fractal, nas direções horizontal, ou real (X)e vertical, ou imaginária (Y), com exceção dos tipos Mandelbrot e Sierpinski. Para os outros tipos, essa posição representa um número complexo que é usado interativamente no cálculo do fractal.

Abrir, Restaurar, Salvar

Com estes três botões, você pode salvar sua visualização do fractal com todos os seus parâmetros, abrir um fractal salvo anteriormente, ou retornar ao estado inicial, antes de qualquer as modificação;

Tipo de fractal

Você pode escolher de que tipo o fractal será, por exemplo: Mandelbrot, Julia, Barnsley ou Sierpinski.

14.3.3.3. Cores

Figura 17.318. Opções para o filtro Explorador de Fractais(cores)

Opções para o filtro Explorador de Fractais(cores)

Esta guia contém opções para a configuração de cores do fractal.

Número de cores

Número de cores

Esse controle deslizante e suas caixas de entrada permitem que você defina o número de cores para o fractal, entre 2 e 8192. Uma paleta dessas cores é exibida na parte inferior da guia. Na verdade, ela é um degradê entre as cores do fractal: você pode mudar as cores nas opções de Densidade das cores e Função das cores. As cores do fractal não dependem das cores da imagem original (você pode usar uma imagem em branco para gerar os fractais).

Usar suavização loglog

Se esta opção estiver marcada, o efeito de faixas de cor é suavizado.

Figura 17.319. Exemplo de suavização de faixas de cor com o loglog

Exemplo de suavização de faixas de cor com o loglog

Densidade das cores

Vermelho, Verde, Azul

Estes três controles deslizantes e as suas caixas de texto permitem que você defina a intensidade da cor nos três canais de cor. Os valores variam de 0,0 a 1,0.

Função de cor

Para cada canal de cor dentre Vermelho , Verde e Azul, você pode selecionar como a cor será tratada:

Seno

As variações de cores serão moduladas pela função seno.

Cosseno

As cores serão moduladas pela função cosseno.

Nenhuma

As densidades de cor irão variar linearmente.

Inversão

Se você marcar esta opção, os valores da função serão invertidos.

Modo de cor

Estas definem de onde os valores de cor devem ser tomados.

Conforme especificado acima

Os valores de cor serão tomados a partir das opções de Densidade das cores .

Aplicar degradê ativo à imagem final

As cores utilizadas serão a do degradê ativo. Você deve ser capaz de selecionar outro degradê, clicando na miniatura exibida.

14.3.3.4. Fractais

Figura 17.320. Opções para o filtro Explorador de Fractais (Fractais)

Opções para o filtro Explorador de Fractais (Fractais)

Nesta guia há uma grande lista de fractais com seus parâmetros, que você pode usar como modelo: apenas clique sobre o fractal desejado. Note que são salvos todos os parâmetros de um fractal tal como aparecia na pré-visualização.

O botão Atualizar permite que você atualize a lista se tiver salvado o seu trabalho, sem a necessidade de reiniciar o GIMP , ou o Explorador de fractais. Você pode excluir o fractal selecionado clicando no botão de Excluir (que normalmente não exclui os exemplos distribuídos com o GIMP, porque eles ficam gravados na pasta do sistema).