3.15. Desfocar/Deixar nítido

Figura 14.102. Ícone da ferramenta de desfocar/deixar nítido na caída de ferramentas

Ícone da ferramenta de desfocar/deixar nítido na caída de ferramentas

A ferramenta de desfocar/deixar nítido usa o pincel ativo para desfocar ou deixar sua imagem nítida em locais específicos. Desfocar com essa ferramenta pode ser muito útil caso algum elemento da sua imagem se destaque demais, e você desejar suavizá-lo. Se você deseja desfocar uma camada inteira, ou uma grande parte dela, então pode ser melhor usar um dos Filtros de desfocagem. A direção da pincelada não possui efeito: se você deseja ter uma desfocagem direcional, use a ferramenta de borrar.

In Sharpen mode, the tool works by increasing the contrast where the brush is applied. A little bit of this may be useful, but over-application will produce noise. Some of the Enhancement Filters, particularly the Unsharp Mask, do a much cleaner job of sharpening areas of a layer.

[Dica] Dica

Você pode criar um pincel de nitidez mais sofisticado usando a ferramenta de clonagem. Para fazer isso, comece por duplicar a camada na qual você deseja trabalhar, e aplique um filtro de realce, como a máscara de desaguçar, na cópia. Então ative a ferramenta de clonagem, e marque em Origem nas Opções da Ferramenta a opção Imagem e a opção Alinhamento em Registrado. Coloque a opacidade em um valor modesto, como 10. Então Ctrl-clique na cópia para torná-la a imagem de origem. Se agora você pintar a camada original, então você irá misturar ambas, onde o pincel é aplicado, a versão nítida com a versão desfocada.

Tanto desfocar como tornar nítido trabalham para: mover o pincel repetidas vezes sobre uma área irá aumentar o efeito em cada passada adicional. O controle de taxa permite determinar o quão rápido as modificações serão acumuladas. O controle de opacidade, entretanto, pode ser usado para limitar a quantidade de desfocagem que pode ser produzida por uma única pincelada, independentemente de quantas passadas você fizer com ela.

3.15.1. Ativando a ferramenta

Existem várias formas para ativar a ferramenta:

  • A partir do menu da janela de imagem: FerramentasFerramentas de pinturaDesfocar/Tornar nítido.

  • A ferramenta também pode ser ativada ao se clicar no ícone da ferramenta: na caixa de ferramentas.

  • Ou usando a tecla de atalho Shift+U.

3.15.2. Teclas modificadoras (por padrão)

Veja Características em comum das Ferramentas de Pintura para uma descrição das teclas modificadoras que possuem o mesmo efeito em todas as ferramentas de pintura.

Ctrl

Pressionar a tecla Ctrl alterna entre os modos de desfocar e de tornar nítido: inverte a configuração mostrada nas opções da ferramenta.

3.15.3. Opções

Figura 14.103. Opções da ferramenta para a ferramenta de desfocar/tornar nítido

Opções da ferramenta para a ferramenta de desfocar/tornar nítido

Normalmente, as opções da ferramenta são exibidas assim que você ativa uma ferramenta em uma caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas. Se isso não acontecer, você pode acessar as mesmas através do menu na janela da imagem emJanelasDiálogos de EncaixeOpções de ferramentas

Mode; Opacity; Brush; Size; Aspect Ratio; Angle; Spacing; Hardness; Dynamics; Dynamics Options; Force; Apply Jitter; Smooth Stroke; Lock brush to view

Veja Opções em comum das ferramentas de pintura para uma descrição das opções da ferramenta que são aplicáveis a todas as ferramentas de pintura.

Hard edge: this option gives a hard contour to the blurred/sharpened area.

Tipo de convolução

O modo desfocar faz com que cada pixel afetado pelo pincel seja combinado com os pixels vizinhos, com isso aumentando a similaridade dos pixels dentro da área pincelada. O modo Tornar nítido faz com que cada pixel seja mais diferente dos seus vizinhos do que era anteriormente: isso aumenta o contraste dentro da área pincelada. Muita nitidez causa um aspecto feio de floculação. Independente da configuração que você escolher aqui, você pode revertê-la a qualquer momento pressionando a tecla Ctrl.

Convolução se refere ao método matemático que usa matrizes.

Taxa

O seletor de Taxa seleciona a dureza do efeito de desfocar/tornar nítido.