Apêndice B. Reportar bugs e solicitar melhorias

Índice

1. Certificando-se de que é um Bug
2. Reportando o Bug

É triste dizer, mas nenhuma versão do GIMP lançada foi absolutamente perfeita. Mais triste ainda, provavelmente nenhuma versão lançada jamais será. Apesar dos esforços para garantir que tudo funcione, um programa tão complexo como o GIMP corre o risco de sofrer problemas de vez em quando, ou mesmo travar.

Mas o fato de bugs serem inevitáveis não significa que eles devem ser aceitos passivamente. Se você encontrar um bug no GIMP, os desenvolvedores gostarão de saber sobre ele para que possam pelo menos corrigi-lo.

Vamos supor, então, que você encontrou um bug, ou ao menos acha que encontrou: você tenta fazer algo, que gera como resultado algo que você não esperava. O que você deveria fazer? Como deveria reporta-lo?

[Dica] Dica

The procedure for making an enhancement request—that is, for asking the developers to add a missing feature—is the same as the procedure for reporting a bug.

In common with many other free software projects, GIMP uses a bug-reporting mechanism called GitLab. This is a very powerful web-based system, capable of managing thousands of bug reports without losing track. In fact, GIMP shares its GitLab database with the entire Gnome project.

1. Certificando-se de que é um Bug

A primeira coisa que você deverá fazer, antes de reportar o bug, é fazer um esforço para verificar que o que você está vendo realmente é um bug. É difícil descrever um método para fazer isso que seja aplicável em todas as situações, mas ler a documentação é útil, e discutir a questão no IRC ou através da lista de e-mail pode ser muito útil. Se você estiver vendo um travamento, em não um comportamento imprevisto mais simples, as chances de ser um bug são grandes: programas bem escritos não são desenvolvidos para travarem sob nenhuma circunstância. De qualquer forma, se você fez o esforço para ver se é realmente um bug, mas ainda sim não tem certeza, então vá em frente e o relate: o pior que pode acontecer é gastar um pouco do seu tempo.

[Nota] Nota

Aliás, existem algumas coisas que são conhecidas por causar travamentos no GIMP mas o trabalho de corrigi-las seria tão grande que não vale a pena. Uma delas é pedir ao GIMP para fazer algo que requer muita memória, como criar uma imagem de um milhão de pixels de cada lado.

Você também precisa verificar se está usando uma versão atualizada do GIMP: relatar um erro que já foi corrigido é uma perda de tempo para todos. (GIMP 1 não possui mais suporte, então se você usá-lo e encontrar erros, atualize para GIMP 2 ou viva com eles.) Inclusive, se você estiver usando uma versão de desenvolvimento do GIMP, certifique-se de que você pode ver o bug na última versão disponível antes de fazer o relato.

If after due consideration you still think you have a legitimate bug report or enhancement request, the next step is to go to GIMP's list of issues (https://gitlab.gnome.org/GNOME/gimp/issues/), and try to see whether somebody else has already reported the same thing.

1.1. Encontrar um bug em específico

Enter some (space separated) search terms, e.g.

filter crash

in the "Search or filter results..." text box and press Enter. By default you only see open reports; you can change this by clicking "All" above the search field.

The result is either a list of bug reports – hopefully not too long – or a message saying Sorry, your filter produced no results. If you don't find a related bug report by doing this, it may be worth trying another search with different terms. If in spite of your best efforts, you file a bug report and it ends up being closed as a duplicate, don't be too upset: it has happened repeatedly to the author of this documentation.