3. A Máscara Rapida

Figura 7.9. Imagem com Máscara Rápida habilitada

Imagem com Máscara Rápida habilitada

As ferramentas de seleção usuais costumam traçar um contorno ao redor de uma área de interesse, o que não funciona muito bem para algumas seleções complexas. A Máscara Rápida, no entanto, permite que você pinte uma seleção em diversos níveis de "selecionado" ou não, em vez de apenas rastrear seu contorno.

3.1. Visão Geral

Normalmente, uma seleção no GIMP é representada por formigas marchando que traçam o contorno da seleção, mas podem haver mais em uma seleção do que o que é apresentado pelas formigas marchando (tracejado). Uma seleção do GIMP é realmente um canal de tons de cinza, com tudo o que tem direito, cobrindo a imagem, com valores de pixel, variando de 0 (não selecionado) a 255 (totalmente selecionado). As formigas marchando são desenhadas ao longo da fronteira dos pixels que estão selecionados pela metade (128). Assim, o que as formigas marchando mostram como dentro ou fora do limite é realmente apenas uma parte do que na verdade podem ser valores de uma sequência.

A Máscara Rápida do GIMP é o modo de visualizar toda a estrutura da seleção. A Máscara Rápida também fornece a capacidade de interagir com a seleção de novas e substancialmente mais poderosas formas. Clique no botão pequeno botão no canto inferior esquerdo da janela de imagem, a esquerda da barra de rolagem horizontal, para ativar e desativar a Máscara Rápida. O botão alterna entre modo Máscara Rápida e modo de Formigas Marchando. Você também pode usar SelecionarLigar/des. máscara rápida, ou Shift+Q, para alternar entre Máscara Rápida e Formigas Marchando.

No modo de Máscara Rápida, a seleção aparece como uma tela vermelha translúcida cobrindo a imagem, e o grau de transparência em cada pixel indica o quanto aquele pixel está selecionado. Por padrão a máscara é mostrada em vermelho, mas você pode escolher uma outra cor para a máscara se for mais conveniente. Quanto menos um pixels estiver selecionado, mais ele será obscurecido pela máscara. Pixels completamente selecionados são mostrados sem alterações.

No modo Mascara Rápida, várias manipulações de imagem agem sobre o canal de seleção, em vez de na imagem em si. Isso inclui, em particular, as ferramentas de pintura. Pintar com branco seleciona pixels, e pintar com preto cancela a seleção de pixels. Você pode usar qualquer uma das ferramentas de pintura, bem como as ferramentas de preenchimento e o preenchimento de degradê. Usuários avançados do GIMP aprendem que pintar a seleção é a maneira mais fácil e eficaz de manipular delicadamente a imagem.

[Dica] Dica

Para salvar uma seleção Máscara Rápida para um novo canal> Certifique-se de que há uma seleção e que não está ativo modo Máscara Rápida na janela de imagem. Usar SelecionarSalvar para canal - isso vai criar um novo canal no diálogo de Canais chamado Cópia da Máscara de seleção (repetir este comando cria cópia ... #1, cópia... # 2 e assim por diante).

[Dica] Dica

No modo Máscara Rápida, recortar e colar atuam sobre a seleção ao invés da imagem. Você pode às vezes fazer uso desta forma mais conveniente de transferir uma seleção de uma imagem para outra.

Você pode aprender mais sobre máscaras de seleção na seção dedicada para a caixa de diálogo de Canais.