11.4. Cubismo

11.4.1. Visão-geral

Figura 17.187. Exemplo para o cubismo

Exemplo para o cubismo

Imagem original

Exemplo para o cubismo

Filtro cubismo aplicado


O plug-in cubismo modifica a imagem para que ela pareça ser constituída de pequenos quadrados de papel de tecido semi-transparente.

[Dica] Dica

Se as possibilidades de configuração deste filtro não forem o bastante para você, veja o filtro GIMPressionista que oferece mais opções.

11.4.2. Ativando o filtro

You can find this filter through FiltersArtisticCubism…

11.4.3. Opções

Figura 17.188. Opções do filtro cubismo

Opções do filtro cubismo

Presets, Preview, Split view
[Nota] Nota

These options are described in Seção 2, “Common Features”.

Tamanho da pastilha

Essa variável determina o tamanho, em pixels, dos quadrados a serem usados. Isso é, no efeito, o tamanho dos pequenos quadrados de tecido de papel usados na geração da nova imagem. O seletor pode ser usado, o exato tamanho em pixel pode ser digitado na caixa de texto, ou os botões de seta podem ser usados.

Saturação das pastilhas

Essa variável especifica o quanto intensa a cor dos quadrados deve ser. Isso afeta a opacidade dos quadrados. Um valor alto irá produzir quadrados bastante intensos e não permitirá que pequenos quadrados apareçam. Um valor baixo faz com que os pequenos quadrados sejam mais visíveis que os maiores e causa uma maior suavização nas cores. Se isso estiver marcado como 0 e a opção Usa Cor de Fundo não estiver marcada, toda a camada irá ser desenhada em preto. Caso esteja marcado e o valor aqui for zero, a cor de fundo irá preencher toda a camada.

Usar cor de fundo

Este filtro cria as pastilhas a partir de todas as cores da imagem e as pinta com uma escala de cor que depende da saturação das pastilhas. Com uma baixa saturação das pastilhas, essa escala de cor faz com que a cor de fundo apareça: o padrão é preto conforme você pode ver ao configurar a saturação das pastilhas para 0. Quando essa opção está marcada, a cor de fundo da caixa de ferramentas é usada. Se a sua imagem possui um canal alfa, essa escala de cores também será transparente.

Figura 17.189. Exemplo ilustrando a ação da opção usar cor de fundo

Exemplo ilustrando a ação da opção usar cor de fundo

A imagem original e a área de cor da caixa de ferramenta. A cor de fundo é azul.


Figura 17.190. A opção não está marcada

A opção não está marcada

A opção não está marcada. Na esquerda não há canal alfa: a cor de fundo é preta. Na direita há canal alfa: a cor de fundo é um preto transparente.


Figura 17.191. A opção está marcada

A opção está marcada

A opção está marcada. Na esquerda, não há canal alfa: a cor de fundo é azul. Na direita, com um canal alfa, a cor de fundo é um azul transparente.


[Dica] Dica

If you are using this to generate background images for web pages and the like, work with a small range of colors painted randomly on a small square. Then apply the Cubism filter with the desired settings. As a last step, try Tile Seamless to adjust the image so it will tile seamlessly in your background.