13.2. Mapa de relevo

13.2.1. Visão geral

Figura 17.275. Exemplo de Mapa de relevo

Exemplo de Mapa de relevo

À esquerda, a imagem original que queremos deixar em relevo: um azul sólido. No meio, o mapa de relevo: uma imagem em tons de cinza, onde pixels da cor preta vai dar um relevo afundado e a pixels brancos vão resultar em um relevo levantado (para fora da tela). Este filtro adiciona um efeito de sombra.


This filter creates a 3D effect by embossing an image (the card) and then mapping it to another image. Bump height depends on pixel luminosity and you can set light direction. See Emboss for more information about embossing. You can bump map any type of image, unlike the Emboss filter.

13.2.2. Ativando o filtro

This filter is found in the image window menu under FiltersMapBump Map….

13.2.3. Opções

Figura 17.276. Opções do filtro Mapa de relevo

Opções do filtro Mapa de relevo

Presets, Preview, Split view
[Nota] Nota

These options are described in Seção 2, “Common Features”.

Aux. Input

Clicking on this button opens a small file browser with two panels. On the left panel, images present on your screen are listed: the active image is selected. On the right panel, you see the layers list of the active image: double click on the layer you want to use as a map for bump-mapping; the file browser is closed and a layer thumbnail appears in the Aux Input button.

The right panel has a Channel tab: TODO

Type

Esta opção permite selecionar o método que será usado ao criar a imagem mapeada:

Linear

A altura das ondulações é uma função direta da luminosidade.

Spherical

Bump height is a spherical function of luminosity.

Sinusoidal

A altura das ondulações é uma função sinusoidal (aplicação do seno) à luminosidade.

Compensate

O mapeamento de relevo tende a escurecer a imagem. Você pode compensar o escurecimento marcando esta opção.

Invert

Por padrão, pixels claros são partes altas do relevo, e pixels escuros são partes fundas. Você pode inverter esse comportamento marcando esta opção.

Tiled

Se você marcar esta opção, caso a imagem de mapa de relevo seja menor que a imagem alvo, será considerado como se houvesse várias cópias dela colocadaslado a lado, para criar o relevo. Caso contrário, o efeito de relevo será centralizado na imagem de destino, e as partes que ficarem para fora do mapa de relevo permanecerão inalteradas.

Azimuth

Este valor configura a direção da iluminação, como se fosse a direção dada por uma bússola (0° até 360°). Leste (0°) é à esquerda, e aumentar o valor faz a direção girar no sentido anti-horário.

Elevação

Essa é a altura do horizonte (0,5°) até o zênite (90°). Quanto menor o ângulo, maior o contraste entre luz e sombra na imagem resultante.

Profundidade

Com esse controle, você pode variar a altura e profundidade das ondulações do relevo. Quanto maior o valor, maior a diferença entre ambos. Os valores vão de 1 até 65.

Offset X, Offset Y

Com esses controles você pode ajustar a posição da imagem de mapa em relação com a imagem de origem, tanto na horizontal(X) quanto na vertical(Y).

Nível d'água

Se sua imagem de mapa tem áreas transparentes, elas serão tratadas como áreas escuras, e vão aparecer como áreas afundadas depois do mapeamento. Com esse controle, você pode reduzir o efeito dessas partes baixas, como se o nível do mar estivesse subindo. O afundamento para as áreas transparentes desaparecerá quando esse valor for 255. Se a opção de inverter o relevo estiver marcada, a áreas transparentes serão tratadas como se fossem áreas claras, e então o controle de nível d'água as deixará mais baixas.

Ambient lighting factor

Esse controle afeta a intensidade da luz ambiente: a luz que não sofre interferência do relevo. Com valores altos, as sombras e pontos claros do mapa de relevo ficarão menos intensas.

13.2.4. Using Bumpmap filter

We shall emboss an image with a text.

  1. Open your main image.

  2. Create the map: here a white text on black background.

    The image and the map

  3. Edit/Copy the map. Activate the image and Edit/Past as/New Layer. Right click on the new layer and apply Layer to Image Size to make the layer the same size as the image.

  4. The map layer being active, apply a Gaussian Blur. Here, the default 1.5 pixels is used.

  5. Make the map layer invisible and activate the image layer.

  6. Open the Bump Map filter. Click on the Aux. Input button and double-click on the text layer in the right panel.

    Bump Map filter applied. Depth = 3. Ambient lighting factor = 0.326.