4.3. Diálogo do histórico de documentos

Figura 15.73. Diálogo do histórico de documentos

Diálogo do histórico de documentos

O diálogo de histórico mostra a lista de documentos (imagens) que você abriu no GIMP, tanto nessa sessão, quanto nos usos anteriores. É mais completo que a lista que você vê no submenu de Abrir recente.

4.3.1. Ativando o diálogo

O diálogo de Histórico de documentos é um diálogo de encaixe;veja a seção Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe” para mais informações sobre como gerenciá-lo.

Você pode acessa-lo:

  • From the main menu: WindowsDockable DialogsDocument History.

  • Do menu de guias de qualquer diálogo de encaixe, clicando em e selecionando Adicionar abaHistórico de documentos.

  • From the main menu: FileOpen RecentDocument History.

4.3.2. Usando o diálogo de Histórico de documentos

A barra de rolagem permite que você navegue por todas as imagens que você já abriu antes.

No menu de Guia para o diálogo de Histórico de documentos, você pode escolher entre Ver como gradee Ver como lista. No modo de grade, você ve ícones ou miniaturas das imagens já abertas em um arranjo regularde miniaturas. Apenas o nome do arquivo da imagem selecionada é exibido. No modo de Lista, elas são alinhadas uma abaixo da outra,e o nome de cada arquivo, bem como suas dimensões em pixels, são exibidos.

[Dica] Dica

Ctrl+F abre uma caixa para pesquisas por nome. Para maiores informações sobre o modo de lista, veja Visualizar como lista; Visualizar como grade.

Use o botão de Abrir a entrada selecionada ou o comando de Abrir imagem do menu de contexto do diálogo para abrir a imagem selecionada. Com a tecla Shift pressionada, se a referência é a uma imagem salva no formato .XCF que já esteja aberta no GIMP, ela é colocada por cima das outras imagens (ou sua guia é selecionada, no modo de janela única). Se a miniatura corresponde a um arquivo exportada para outro formato, no entanto, ele é aberto em uma nova janela/guia de imagem, mesmo que a original esteja aberta no GIMP.

Use o botão de Remover a entrada selecionada ou a opção de Remover entrada no menu de contexto do diálogo para excluir uma imagem da lista do Histórico. A imagem também será removida da lista de imagens abertas recentemente, do menu Arquivo, mas o arquivo com a imagem no disco não é removido - ele fica intacto: só a referência a ele no histórico é apagada.

Use o botão de Limpar todo o histórico ou a opção Limpar o histórico do menu de contexto do diálogo para remover todos os arquivos do histórico.

Use o botão de Atualizar a pré-visualização ou a entrada Atualizar a pré-visualização do menu de contexto do diálogo para atualizar a pré-visualização caso a imagem tenha mudado, ou não tenha uma pré-visualização ainda (nesse caso, o GIMP mostra um ícone padrão nesse diálogo, e não a miniatura da imagem). Com a tecla Shift pressionada, o botão recria todas as pré-visualizações. Com a tecla Ctrl pressionada, as pré-visualizações que correspondem a arquivos que não podem mais ser encontrados no disco são removidas.

4.3.2.1. Document History Context Menu

Figura 15.74. Document History Context Menu

Document History Context Menu

Visão geral

You can get the document history context menu by right clicking on a file in the document history dialog, or by opening the Documents Menu submenu in the triangle dock tab menu. Several of the operations are also available through buttons at the bottom of the dialog. Those operations are documented above. The remaining ones are listed below.

Copy Image Location

Copy Image Location allows you to copy the path of the selected image to the clipboard.

Show in File Manager

Show in File Manager opens the location of the image in the default File Manager on your system.