2.3. Problemas com fontes

Problemas com fontes talvez tenham sido os responsáveis por mais relatórios de defeitos (bugs) no GIMP 2.0 do que qualquer outra causa isolada, embora esses problemas tenham se tornado menos frequentes nas versões seguintes. Na maior parte dos casos, os defeitos eram causados por arquivos de fontes defeituosos causando problemas ao Fontconfig. Se você tiver problemas com o GIMP, como travamentos ao olhar seus diretórios de fontes, a melhor coisa a fazer é atualizar o Fontconfig para uma versão mais nova que a 2.2.0. Como uma forma de contornar a situação, você pode iniciar o GIMP com a opção --no-fonts a partir da linha de comandos, mas nesse caso, a ferramenta de texto não estará disponível. (Remover as fontes defeituosas das pastas em que o GIMP procura automaticamente também vai resolver a situação).

Another known problem is that Pango 1.2 cannot load fonts that don't provide a Unicode character mapping. (Pango is the text layout library used by GIMP.) A lot of symbol fonts fall into this category. On some systems, using such a font can cause GIMP to crash. Updating to Pango 1.4 will fix this problem and makes symbol fonts available in GIMP.

Uma outra causa frequente de confusão ocorre no Windows, quando o GIMP encontra um arquivo de fontes com defeito, e gera uma mensagem de erro. Isso faz com que uma janela de terminal. Não feche essa janela. Ela não faz nada, mas fecha-la vai fechar o GIMP. Quando isso acontece, parece que foi o GIMP que travou — mas não foi — fechar a janela de terminal (janela do DOS) é que faz o GIMP ser encerrado. Infelizmente essa situação acontece por conta da interação entre o Windows e as bibliotecas que o GIMP usa, e não tem como ser arrumada no programa do GIMP. Tudo o que você precisa fazer, se isso acontecer, é minimizar a janela de terminal, e continuar usando o GIMP.