16.17. Neon

16.17.1. Visão geral

Figura 17.412. Exemplo para o filtro Neon

Exemplo para o filtro Neon

O filtro Neon

Exemplo para o filtro Neon

O logotipo Neon


Este filtro converte o alfa da camada ativa em um objeto parecido com um sinal feito de luz neon e, opcionalmente, adiciona uma sombra.

Ele é derivado do Script-Fu Neon (ArquivoCriarLogosNeon), que cria um efeito texto que simula luz neon.

[Atenção] Atenção

A imagem sempre será redimensionada para o tamanho da camada ativa.

16.17.2. Ativar o filtro

You can find this filter in the image window menu under FiltersAlpha to LogoNeon….

16.17.3. Opções

Figura 17.413. Opções para Neon

Opções para Neon

Tamanho do efeito (pixels)

Esta é, na verdade, a opção de tamanho de fonte do Script-Fu Neon. Alguns valores internos serão definidos em relação a esse tamanho de fonte, por exemplo para o tamanho do tubo de neon, deslocamento da sombra, e raio do desfocamento. Por isso, pode ser uma boa ideia colocar aqui a altura de seus objetos como ponto de partida.

Cor de fundo

Esta é a cor usada para preencher a camada de fundo, que, por padrão, é preta. Quando você clica no botão de amostra de cor, você pode escolher qualquer outra cor na caixa de diálogo de seleção de cor.

Cor do brilho

Esta é a cor de incandescência dos tubos de neon. O padrão é uma luz azul clara típica do neon (38, 211, 255). Novamente, um clique sobre o botão de cor traz o seletor de cores.

Criar sombra

Opcionalmente, o filtro pode criar uma sombra , que terá a mesma forma que o canal alfa. A cor da sombra é preta, e não pode ser modificada. A menos que você não planeje remover a camada de fundo, você deve selecionar uma cor diferente para Cor de fundo.

Neon com sombra

16.17.4. Detalhes do filtro

O filtro usa duas camadas para criar o efeito neon:

Figura 17.414. O efeito Neon

O efeito Neon

A camada Neon Tubes

O efeito Neon

A camada Neon Glow


A camada Neon Tubes (Tubos neon) é a camada ativa em que o filtro é aplicado. O conteúdo dessa camada não importa. Apenas o canal alfa importa, especialmente a sua forma.

A camada Neon Glow (Brilho do neon) abaixo contém o brilho da luz neon.

Opcionalmente uma camada Shadow (Sombra) é criada abaixo, contendo uma sombra com a mesma forma que o canal alfa da camada ativa. Na parte inferior uma nova camada de Background (Fundo) é criada e preenchida com a Cor de fundo.

Visão Geral das camadas criadas pelo filtro Neon: