16.15. Incandescente

16.15.1. Visão geral

Figura 17.406. Exemplo do filtro Incandescente

Exemplo do filtro Incandescente

O filtro Incandescente

Exemplo do filtro Incandescente

O logotipo Incandescente


Este filtro adiciona um efeito de metal incandescente usando o canal alfa (Isso é, as áreas não transparentes da camada ativa).

O filtro é derivado do script de logotipos Incandescente (ArquivoCriarLogosIncandescente na janela de imagens), que cria um logotipo de texto brilhante (veja acima).

O filtro simula um vermelho-quente, um amarelo-quente, e uma área de branco-quente - cada cor representa uma temperatura diferente de metal -, o contorno do canal alfa brilha através da incandescência.

[Atenção] Atenção

A imagem sempre será redimensionada para o tamanho da camada ativa.

16.15.2. Ativar o filtro

This filter is found in the image window menu under FiltersAlpha to LogoGlowing Hot….

O filtro só funciona se a camada ativa tiver um canal alfa. Caso contrário, o item do menu é insensível e acinzentado.

16.15.3. Opções

Figura 17.407. Opções de Incandescente

Opções de Incandescente

Tamanho do efeito (pixels)

Esta é realmente a opção tamanho da fonte do logotipo Incadescente. O valor é usado para calcular o tamanho da borda enevoada (cf Seção 4.9, “Enevoar”) antes do canal alfa ser preenchido com vermelho, amarelo e branco. Essas cores, difusas por conta da seleção enevoada, criam o efeito de metal quente.

Figura 17.408. Exemplos de tamanho do efeito

Exemplos de tamanho do efeito

Tamanho do efeito 50

Exemplos de tamanho do efeito

Tamanho do efeito 350


Cor de fundo

Esta é a cor usada para preencher a camada Background (fundo); O padrão é preto (7,0,20). Clique no botão para abrir o seletor de cores, se você quiser escolher uma cor diferente.

16.15.4. Detalhes do filtro

Para criar o efeito brilhante (área vermelho-quente, amarelo-quente e branco quente), o canal alfa é enevoado (usa-se o filtro de Desfocagem gaussiana para isso) e então preenchido com a respectiva cor, de vermelho para branco, com tamanhos decrescentes da área enevoada e diferentes intensidades de cor nessa área.

A ilustração abaixo mostra as cores de metal quente e a largura da plumagem da borda em percentual do tamanho do Efeito (estes são os valores que o filtro realmente usa).

Figura 17.409. Tamanho do efeito

Tamanho do efeito

Cores incandescentes de metal quente e os tamanhos relativos das áreas enevoadas


Nas imagens de exemplo que você pode ver como o contorno do alfa brilha através da incandescência. Isto é conseguido com um alfa preenchido com preto como camada superior, onde o modo da camada está definido para Sobrepor. Usar uma camada de sobreposição de preto não vai mudar o branco puro, mas escurece cores claras nas bordas da transparência, de modo que o contorno aparece.