3.22. Unidades

O comando Unidades exibe uma janela que mostra informações sobre as unidades de medida que estão sendo usadas atualmentepelo GIMP. Ela também permite criar novas unidades que podem ser usadas pelo GIMP em diversas situações.

3.22.1. Ativando o comando

Você pode acessar este comando a partir da barra de menus da janela de imagem em EditarUnidades.

3.22.2. Descrição da janela de diálogo do Editor de unidades

Figura 16.24. A janela de diálogo do editor de unidades

A janela de diálogo do editor de unidades

A figura abaixo mostra a janela de diálogo do editor de unidades. A lista mostra as unidades de medida que estão definidas atualmente. Você pode clicar no botão Novo ou no botão Duplicar para criar uma nova unidade de medida, como descrito abaixo.

Descrição dos elementos da lista

  • Salvo: Caso essa coluna esteja marcada, a definição de unidade será salva quando o GIMP for fechado. Algumas unidades são sempre mantidas, mesmo no caso da caixa não estar marcada. Essas estão destacadas na lista.

  • ID: O código que o GIMP usa para identificar a unidade nos seus arquivos de configuração.

  • Fator: Quantas unidades desta medida estão contidas em uma polegada.

  • Dígitos: Este campo é uma dica para caixas de entrada de dados numéricos. Ele especifica quantos dígitos decimais o campo de digitação deve ter para obter aproximadamente a mesma precisão que um campo de digitação de polegadas com dois dígitos decimais.

  • Símbolo: O símbolo da unidade, caso exista um (por exemplo " para polegadas). Caso não exista nenhum símbolo, as abreviações das unidades são usadas.

  • Abreviatura: A abreviatura das unidades (por exemplo, cm para centímetros).

  • Singular: Forma singular de unidade, que o GIMP pode usar para exibir mensagens sobre a unidade.

  • Plural: Nome plural da unidade, a qual o GIMP pode usar para exibir mensagens sobre a unidade.

3.22.3. Definindo novas unidades

Figura 16.25. O diálogo de Nova unidade

O diálogo de Nova unidade

Adicionando uma nova unidade chamada wilbers


Você pode exibir a janela mostrada abaixo clicando tanto no botão Novo ou no botão Duplicar da janela Editor de unidades. Os campos de digitação da janela estão descritos abaixo.

Se você clicar no botão Novo, a maioria dos campos de entrada estarão vazios. Se você clicar no botão Duplicar, os valores inicialmente exibidos nos campos de entrada serão os valores da unidade que você selecionou na janela Editor de unidades. Você pode então editar os valores para criar uma nova unidade.