13.5. Ruído sólido

13.5.1. Visão geral

Figura 17.286. Exemplo de ruído sólido com turbulência

Exemplo de ruído sólido com turbulência

Filtro Ruído sólido aplicado


O Ruído sólido é uma ótima ferramenta para gerar texturas. Note que o ruído gerado é sempre em tons de cinza, mesmo que seja aplicado a uma imagem bem colorida (como todos os filtros do menu renderizar, não importa qual era o conteúdo original da imagem). Também é uma ótima ferramenta para criar mapas de deslocamento para os plug-ins de Deslocamento ou de Mapa de relevo. Com a opção de turbulência habilitada, os resultados se parecem bastante com nuvens de reais.

13.5.2. Ativar o filtro

This filter is found in the image window menu under FiltersRenderCloudsSolid noise….

13.5.3. Opções

Figura 17.287. Opções de filtro Ruído sólido

Opções de filtro Ruído sólido

Pré-visualização

Se estiver marcado, as alterações nos parâmetros são exibidas interativamente exibido na pré-visualização.

Semente aleatória

Esta opção controla o comportamento do filtro. Se a mesma semente aleatória é usada na mesma situação, o filtro produz exatamente os mesmos resultados. Uma semente aleatória diferente produz resultados diferentes. Sementes aleatórias podem ser inseridas manualmente ou geradas aleatoriamente ao se pressionar Nova semente.

Quando a opção Randomizar está marcada, a semente aleatória não pode ser inserida manualmente, mas é gerada aleatoriamente cada vez que o filtro é executado. Se não estiver marcada, o filtro se lembra da última semente aleatória utilizada.

Turbulento

Se você marcar esta opção, você vai ter efeitos muito interessantes, muitas vezes algo que se parece muito com o óleo sobre a água, ou nuvens de fumaça, ou tecido vivo, ou uma mancha de Rorschach.

Detalhe

Controla a quantidade de detalhes na textura do ruído. Valores mais altos resultam em um nível maior de detalhes, e o ruído parece ser feito de spray ou pequenas partículas, o que o torna muito nítido e duro. Valores menores geram texturas mais suaves e nubladas.

Ladrilhável

Se você marcar esta opção, você terá uma textura de ruído que se encaixa lado a lado consigo mesmo, de forma imperceptível, como ladrilhos. Por exemplo, você pode usá-la como plano de fundo em uma página HTML, se estiver fazendo uma página em 1995, para o Geocities, e as bordas da mesma não serão percebidas nas emendas. A imagem resultante também pode ser salva como uma textura do GIMP.

Tamanho X, Tamanho Y

Estas controlam o tamanho e proporção das formas de ruído nas direções X (horizontal) e Y (vertical) (intervalo de 0,1 a 16,0).