14.3. Semi-Achatar

14.3.1. Visão Geral

O filtro Semi-achatar ajuda aqueles que precisam de uma solução para imagens indexadas anti-serrilhadas com transparência. O formato GIF suporta transparência indexada completa (0 ou 255 valor alfa), mas não semi-transparência (1-254): pixels semi-transparentes serão transformados em nenhuma transparência ou transparência completa, arruinando o anti-serrilhado aplicado ao logotipo que você quer colocar na sua página web. Até alguns anos atrás esse ajuste em imagens GIF era muito importante — hoje em dia todos os navegadores suportam bem o formato de imagens PNG com transparência parcial, que deve ser usado no lugar do GIF, e você só vai precisar usar este efeito em casos bastante especiais.

Antes de aplicar o filtro, é essencial saber a cor de fundo da sua página Web. Use o selecionador de cor para determinar a cor exata que aparece como a cor de primeiro plano da caixa de ferramentas. Inverter cores Frente / Fundo para que a cor de Fundo seja a mesma cor de fundo da Web.

O processo de semi-achatar vai combinar a cor de Frente com a cor da camada (logo), proporcionalmente aos correspondente valores alfa, e reconstruirá corretamente o anti-serrilhado. Pixels completamente transparentes não serão coloridos. Pixels bastante transparentes serão tingidos levemente, e pixels pouco transparentes terão bastante da cor de frente.

14.3.2. Ativar o filtro

Você pode acessar este filtro no menu FiltrosWebSemi-Achatar. Ele está disponível se sua imagem tem um canal Alfa (veja Seção 7.33, “Adicionar canal alfa”). Caso contrário, ele é acinzentado.

14.3.3. Exemplo

No exemplo abaixo, a cor de fundo da caixa de ferramentas é rosa, e a imagem tem bordas enevoadas em um fundo transparente.

Figura 17.350. Exemplo Semi-Achatado

Exemplo Semi-Achatado

Cor de fundo ativa

Exemplo Semi-Achatado

No nível de zoom de 800%


A transparência total é mantida. Pixels semi-tranparentes são coloridos com rosa de acordo com a sua transparência (valor de Alfa). Esta imagem vai se combinar de forma imperceptível com o fundo rosa da nova página.

Figura 17.351. Filtro Semi-Achatado aplicado

Filtro Semi-Achatado aplicado

Resultado, em formato GIF, após a aplicação do filtro Semi-achatar.