15.7. Otimizar

15.7.1. Visão Geral

Uma animação pode conter várias camadas, logo seu tamanho pode ser importante. Isso é um problema para uma página Web. Os filtros de otimização permitem que você reduza este tamanho. Muitos elementos são compartilhados com todas as camadas em uma animação; de forma que possa ser salva apenas uma vez ao invés de salvar cada camada, e o que for modificado em cada camada pode ser salvo em uma só.

GIMP oferece dois Filtros Otimizar: Otimizar (Diferença) e Otimizar (GIF). Seus resultados não são muito diferentes.

15.7.2. Ativar filtros

Você pode encontrar estes filtros no menu da janela de imagem:

  • FiltrosAnimaçãoOtimizar (Diferença)

  • FiltrosAnimaçãoOtimizar (para GIF)

  • FiltrosAnimaçãoDes-otimizar

15.7.3. Exemplo para os filtro de Otimizar animação

Imagem Original

Nesta animação, a bola vermelha movimenta-se para baixo e atravessa barras verticais. O tamanho do arquivo é de 600 Kb.

Otimizar (Diferença)

O tamanho do arquivo diminui para 153 Kb. As camadas mantém apenas a parte do fundo que será usada para remover o rastro da bola vermelha. A parte igual entre as camadas fica transparente.

Otimizar (GIF)

O tamanho do arquivo diminui para 154 Kb, um pouco maior do que o exemplo apresentado, mas o tamanho da camada foi reduzido. As camadas mantém apenas a seleção retangular que inclui a parte do fundo que será usada para remover o rastro da bola vermelha. A parte igual das camadas é transparente.

15.7.4. Des-otimizar

O filtro Des-otimizar remove qualquer otimização na camada-base da animação. Você pose precisar deste comando case queira editar a animação e não seja possível ou não seja funcional desfazer qualquer modificação e queira recomeçar aedição a partir da imagem original.