É um filtro muito poderoso, que simula uma iluminação realista, como se sua imagem fosse impressa em papel (ou pintada numa parede) e luz de várias fontes batessem sobre ela - e então fosse fotografada de novo. Você tem até opções para simular texturas diferentes do material em que a imagem estaria impressa.
Quando a opção Interativa estiver marcada, os resultados de parametrização são exibidos em tempo real na pré-visualização, sem modificar a imagem até que você clique no botão de OK.
Se Interativa não estiver marcado, as alterações são exibidas na visualização somente quando você clicar no botão de . Esta opção é útil em um computador lento.
As demais opções são organizadas em guias:
Torna a imagem a de destino transparente quando a altura do mapa de relevo é zero (a altura é zero em áreas pretas da imagem usada para mapa de relevo).
Cria uma nova imagem ao aplicar o filtro.
Para uma CPU rápida... (em 2014, isso é qualquer computador que possa rodar o GIMP - o filtro foi feito quando os computadores eram muito, mas muito mais lentos do que hoje)
É possível definir a distância entre as fontes de luz e o centro da imagem com esse controle. A faixa de valores varia entre 0,0 e 2,0.
Nessa guia, você pode definir os parâmetros de luz. Com Luz 1 .até Luz 6 (selecionáveis na list) você pode criar atéseis fontes de luz e trabalhar em cada uma delas separadamente.
O filtro oferece vários tipos de luz em uma lista flutuante:
Exibe um ponto azul no centro da pré-visualização. Você pode clicar e arrastar para mover a luz para qualquer ponto da pré-visualização.
O ponto azul está ligado ao centro da pré-visualização por uma linha que indica a direção da luz.
Isso desliga a fonte de luz
Quando você clicar no botão de cor, abre-se um diálogo onde você pode selecionar a cor fonte de luz.
Com esta opção, você pode definir a intensidade da luz.
Determina a posição do ponto de luz de acordo com três coordenadas: coordenada X para a posição horizontal, Y para a posição vertical, Z para a distância da fonte (a luz escurece quando a distância aumenta). Os valores são de -1 a +1. Note que posicionar a fonte de luz diretamente com o mouse na pré-visualização é equivalente a mudar as coordenadas X e Y aqui.
Esta opção pode permitir que você altere a direção da fonte de luz direcional, alterando as três coordenadas X, Y e Z.
Com esta opção, você pode decidir se todas as fontes de luz devem aparecer na pré-visualização, ou somente a fonte que você está trabalhando.
Você pode salvar suas configurações para as fontes de luz com o botão
e obte-las de volta mais tarde com o botão .Como o filtro imita o efeito de luz incidindo sobre a sua imagem como se ela estivesse pintada numa superfície, essas opções especificam como essa superfície reflete a luz que chega até ela.
As pequenas esferas, em ambas as extremidades das caixas de entrada, representam a ação de cada opção, a partir do seu mínimo (à esquerda) até o seu máximo (à direita). O texto da dica de ajuda flutuante pode ser mais útil que esses ícones.
Com essa opção, você pode definir a quantidade de cor original a ser exibida onde não bate nenhuma luz direta das definidas nesse filtro. Se colocar “1,00” aqui e zerar as outras caixas, a aplicação do filtro não vai alterar nada na imagem,
Com esta opção, você pode definir a intensidade da cor original quando atingida diretamente por uma fonte de luz.
Esta opção controla quanto intenso será o brilho de reflexo direto da luz.
Nesta opção, valores mais altos tornam o reflexo direto da luz mais focalizado,e portanto, menor (como se a superfície fosse mais polida)
Quando esta opção estiver marcada, superfícies ganham uma aparência metálica.
Nessa guia, você pode definir as opções do filtro que definem o relevo da imagem (como se a superficie sobre a qual ela estivesse impressa tivesse uma textura). Veja Mapeamento de relevo .
Com esta opção, as partes claras da imagem usada como mapa parecerão levantadas e partes escuras parecerão afundadas. O aspecto depende da posição da fonte de luz.
Você tem que selecionar aqui a imagem em escala de cinza que atuará como um mapa de relevo (somente seus valores serão considerados, como se ela estivesse em tons de cinza). Veja o filtro Mapa de relevo para explicações adicionais.
Esta opção define o método que vai ser utilizado na aplicação do mapa de relevo, isto é, a altura das saliências serão em função da curva especificada. Quatro tipos de curva estão disponíveis: linear, logarítmica, senoidal e esférica.
Esta é a altura máxima das saliências
Esta opção faz com que sua imagem reflita o mapa de ambiente, como se estivesse dentro de uma esfera revestida por dentro com o mapa de ambiente - dai o reflexo do mapa de ambiente aparece na sua imagem. Por exemplo: uma imagem de um céu com nuvens vai fazer as nuvens aparecerem como um reflexo na imagem final, após a aplicação do filtro. Embora esse filtro do GIMP tenha opções bastante realistas de iluminação 3D, se você desejar realmente usar um mapa de ambiente, é melhor trabalhar sua imagem num programa de modelagem 3D.Quando você marcar essa caixa, a opção a seguir será ativada:
Você tem que selecionar aqui uma imagem RGB, aberta no GIMP. Note que para que esta opção funcione, você deverá carregar outra imagem no GIMP antes de usar o filtro.
Um exemplo pode ser encontrado em [BUDIG01].