13.12. Queba-cabeça

13.12.1. Visão geral

Figura 17.312. Exemplo do filtro Quebra-cabeça

Exemplo do filtro Quebra-cabeça

A imagem original

Exemplo do filtro Quebra-cabeça

Filtre Quebra-cabeça aplicado


Este filtro irá transformar sua imagem em um quebra-cabeça. As bordas não são tratadas com anti-serrilhamento, então um pouco de suavização muitas vezes melhora o resultado (por exemplo, aplicar uma Desfocagem gaussiana com raio de 1,0).

[Dica] Dica

Se você quer ser capaz de selecionar facilmente as áreas de cada peça individual, crie o padrão de quebra-cabeças numa camada separada preenchida com branco sólido, e coloque o modo de camada em Multiplicar. Então você poderá selecionar as peças de quebra-cabeças usando a ferramenta de varinha mágica (seleção contígua) na nova camada de quebra-cabeça.

13.12.2. Ativar o filtro

This filter is found in the image window menu under FiltersRenderPatternJigsaw….

13.12.3. Opções

Figura 17.313. Opções para filtro Quebra-cabeça

Opções para filtro Quebra-cabeça

Número de peças

Quantas peças serão desenhadas na imagem, horizontalmente e verticalmente.

Bordas chanfradas

Largura do chanfro

A Largura do chanfro controla a inclinação das bordas das peças do quebra-cabeça (para imitar um quebra-cabeças de madeira dura, deixe um valor baixo de largura do chanfro, e um quebra-cabeças de papelão mole exigiria um valor mais alto).

Reflexo

O controle de Reflexo ajusta a força do reflexo claro que aparece nos cantos de cada peça. Você pode compará-lo ao brilho do material de que o quebra-cabeças é feito. O reflexo é relativo largura do Chanfro. Como regra geral, quanto mais peças você adicionar ao quebra-cabeças, menor devem os ajustes para Largura do chanfro e Reflexo. Os valores padrão são bons para uma imagem de 500x500 pixel.

Estilo do quebra-cabeça

Você pode escolher entre dois tipos de quebra-cabeça:

Quadrado

Cria peças feitas com linhas retas.

Curvo

Cria peças feitas com curvas.