Com este filtro, você pode criar fractais e imagens multicoloridas beirando o caos. Ao contrário do filtro Fractal IFS, onde você pode interagir precisamente com a estrutura do fractal, este filtro permite que você simplesmente mude a visualização de fractais pré-definidos.
A janela do Explorador de fractais contém dois painéis: à esquerda, há o painel de pré-visualização com um recurso de zoom, no lado direito você encontra as principais opções organizadas em guias: parâmetros, cores e fractais.
Desmarque a pré-visualização em tempo real se o seu computador estiver muito lento. Neste caso, você pode atualizar a pré-visualização clicando no botão .
Ao clicar e arrastar ponteiro do mouse sobre visualização, você pode desenhar um retângulo que delimita uma área que será ampliada.
Você tem algumas opções para aumentar ou diminuir o zoom. O botão
permite que você retorne ao estado anterior, antes de um passo de zoom. O permite restabelecer um passo de zoom que você tenha desfeito, sem ter que recriá-lo com os botões de ou , ou ampliando retângulos na imagem.Esta guia contém algumas opções para definir o cálculo do fractal e selecionar o tipo de fractal.
Aqui, você tem controles deslizantes e caixas de entrada para definir a área visualizada do fractal, a repetição e o aspecto geral.
Você pode definir a área renderizada do fractal entre um mínimo e um máximo, nas direções horizontal e / ou vertical. Os valores são entre -3,0 a 3,0.
Com este parâmetro, você pode definir o número de interações do fractal: as repetições de cálculo para cada ponto, e, portanto, o nível de detalhes. Os valores são de 0,0 a 1.000,0
Com esses parâmetros, você pode alterar os parâmetros de aspecto do fractal, nas direções horizontal, ou real (X)e vertical, ou imaginária (Y), com exceção dos tipos Mandelbrot e Sierpinski. Para os outros tipos, essa posição representa um número complexo que é usado interativamente no cálculo do fractal.
Com estes três botões, você pode salvar sua visualização do fractal com todos os seus parâmetros, abrir um fractal salvo anteriormente, ou retornar ao estado inicial, antes de qualquer as modificação;
Você pode escolher de que tipo o fractal será, por exemplo: Mandelbrot, Julia, Barnsley ou Sierpinski.
Esta guia contém opções para a configuração de cores do fractal.
Número de cores
Esse controle deslizante e suas caixas de entrada permitem que você defina o número de cores para o fractal, entre 2 e 8192. Uma paleta dessas cores é exibida na parte inferior da guia. Na verdade, ela é um degradê entre as cores do fractal: você pode mudar as cores nas opções de “Densidade das cores” e “Função das cores”. As cores do fractal não dependem das cores da imagem original (você pode usar uma imagem em branco para gerar os fractais).
Se esta opção estiver marcada, o efeito de faixas de cor é suavizado.
Densidade das cores
Estes três controles deslizantes e as suas caixas de texto permitem que você defina a intensidade da cor nos três canais de cor. Os valores variam de 0,0 a 1,0.
Função de cor
Para cada canal de cor dentre Vermelho , Verde e Azul, você pode selecionar como a cor será tratada:
As variações de cores serão moduladas pela função seno.
As cores serão moduladas pela função cosseno.
As densidades de cor irão variar linearmente.
Se você marcar esta opção, os valores da função serão invertidos.
Modo de cor
Estas definem de onde os valores de cor devem ser tomados.
Os valores de cor serão tomados a partir das opções de Densidade das cores .
As cores utilizadas serão a do degradê ativo. Você deve ser capaz de selecionar outro degradê, clicando na miniatura exibida.
Nesta guia há uma grande lista de fractais com seus parâmetros, que você pode usar como modelo: apenas clique sobre o fractal desejado. Note que são salvos todos os parâmetros de um fractal tal como aparecia na pré-visualização.
O botão
permite que você atualize a lista se tiver salvado o seu trabalho, sem a necessidade de reiniciar o GIMP , ou o Explorador de fractais. Você pode excluir o fractal selecionado clicando no botão de (que normalmente não exclui os exemplos distribuídos com o GIMP, porque eles ficam gravados na pasta do sistema).