4.4. Esculpir

4.4.1. Visão geral

Figura 17.39. Exemplo de aplicação do filtro Esculpir

Exemplo de aplicação do filtro Esculpir

Imagem original

Exemplo de aplicação do filtro Esculpir

Filtro Esculpir aplicado


Esse filtro estampa e talha a camada ou seleção ativas, dando à imagem partes altas e partes baixas. Áreas mais claras são colocadas em alto relevo, e áreas escuras deixadas como se estivessem afundadas. Você pode variar a iluminação.

Você só pode usar este filtro com imagens RGB. Se sua imagem ou desenhável ativo for em tons de cinza, este item estará desabilitado no menu.

4.4.2. Iniciando o filtro

You can find this filter through FiltersDistortsEmboss….

4.4.3. Opções

Figura 17.40. Opções do filtro Esculpir

Opções do filtro Esculpir

Pré-visualização

As suas modificações de configuração vão aparecer na pré-visualização sem afetar a imagem até que você clique no botão de Ok. Se o seu computador for muito lento, não mantenha a opção de Pré-visualização ligada. (Em geral não é um problema para computadores atuais, somente para os mais antigos)

Função
Mapa de relevo

O relevo é suave e as cores são preservadas

Esculpir

Deixa sua imagem em tons de cinza, e o relevo fica mais marcado, com uma aparência metálica.

Azimute

Isso específica a direção da luz, como se fossem as direções de uma bússola (0 - 360). Se você considerar que o Sul é o alto da sua imagem, então o Leste (0°) fica a esquerda. Os valores seguem o sentido anti-horário.

Elevação

Essa é a altura a partir do horizonte (0°) para a luz simulada. O zênite é em 90°, e você pode colocar valores entre 0 e 180° (o lado oposto).

Profundidade

A profundidade máxima para o relevo simulado. Quanto maior, mais intenso o efeito de claro/escuro resultante da aplicação do filtro.