Esse filtro faz a detecção de bordas usando o algoritmo chamado “diferença de gaussianas”, que funciona executando duas desfocagens gaussianas diferentes na imagem, com um diferente raio de desfocagem em cada uma, e subtraindo-as para obter o resultado. Este algoritmo é muito usado em visão artificial (talvez em visão biológica também!!), e é muito rápido pois usam métodos muito eficientes para fazer desfocagem gaussiana. Os parâmetros mais importantes são os raios de borragem. A forma mais fácil de usa-las deve ser usando a pré-visualização, mas pode ser útil saber que aumentar o raio menor tende a dar bordas mais grossas, e diminuir o raio maior tende aumentar o “valor de inicio” para o reonhecimento de coisas parecidas com uma borda. Na maioria dos casos você terá grandes resultados se o raio 2 for menor que o raio 1, mas nada impede que você faça o oposto, e existem situações em que você possui uma figura iluminada sobre um fundo escuro, e reverter os raios pode de fato melhorar o resultado final.
Raio 1 e Raio 2 são os raios de desenfoque para os desenfoques gaussianos. A única restrição é que eles não podem ser iguais, ou o resultado será uma imagem em branco. Se você deseja produzir algo que se pareça com um desenho de lápis, na maioria dos casos configurar o “Raio 2” menor que o “Raio 1” dará melhores resultados.
Marcar esta caixa faz com que a taxa de brilho no resultado seja o mais esticado possível, aumentando o contraste. Perceba que na pré-visualização, apenas parte da imagem que é mostrada é levada em conta, então com o Normalizar marcado a pré-visualização não é completamente exata. (é exato exceto em termos globais de contraste).
Marcar esta caixa inverte o resultado, para que dessa forma você possa ver bordas escuras em um fundo branco, resultando em algo que se parece mais com um desenho.