8.14. Misturador de Canais

8.14.1. Panorama

Figura 16.148. Exemplo do filtroMisturador de Canais

Exemplo do filtroMisturador de Canais

Imagem Original

Exemplo do filtroMisturador de Canais

Misturador de canais aplicado


Este comando combina valores dos canais RGB. Ele funciona com imagens com ou sem canal Alfa. ele possui um modelo monocromático e uma pré-visualização

8.14.2. Ativar o comando

Você pode encontrar este comando através do menu CoresComponentesMisturador de Canais

8.14.3. Opções

Figura 16.149. Opções do comando Misturador de Canais

Opções do comando Misturador de Canais

Canal de saída

Através deste menu você pode selecionar o canal com o qual misturar. As opções são Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). Ele fica desabilitado quando a opção Monocromático está selecionada.

Vermelho, Verde, Azul

Esses controles configuram a contribuição de cada um dos canais vermelho, verde ou azul para o canal de saída. O valor pode ser negativo. Os controles estão graduados de -200 até 200 - eles representam a percentagem daquele canal que será atribuída ao canal de saída. 100% corresponde ao valor que cada pixel tem naquela canal de entrada na imagem. Por exemplo: colocar 100% de contribuição de vermelho para o canal de saída Verde vai essencialmente copiar todo o valor de vermelho da imagem de entrada para o verde no canal de saída.

Monocromático

Esta opção converte a imagem RGB em uma imagem em tons de cinza (mas ainda no modo RGB). O comando misturar de canais é frequentemente utilizado com este objetivo, porquê em geral ele proporciona um melhor resultado do que outras maneiras(veja Tons de Cinza no Glossário). Torna a opção de Canal de saída desativada.

[Nota] Nota

Os valores de 21%, 72% e 7% podem dar a você os mesmo níveis de luminosidade cinza como o comando Tons de Cinza na opção Imagem/Modo. (Eles eram 30%, 59%, 11% até a versão 2.2).

Preservar Luminosidade

Os cálculos podem resultar em valores muito altos e uma imagem muito clara. Esta opção diminui as luminosidades dos canais de cor enquanto mantém um boa proporção visual entre elas. Então, você pode mudar o peso relativo das cores sem alterar a luminosidade como um todo.

8.14.4. Botões

Abrir

Carregar configurações de um arquivo.

Salvar

Salvar as configurações para um arquivo

Restaurar

Conjunto padrão de configurações

8.14.5. Como o Misturador de Canais funciona?

No Modo RGB

Neste modo, você tem que selecionar um Canal de saída. Este canal é o canal que será modificado. Na janela de diálogo, o valor padrão é 100%da própria cor do canal, que corresponde ao valor do canal da imagem original. Ele pode ser diminuído ou aumentado. É por isso que o controle deslizante varia de -200 até 200.

Os três controles deslizantes de RGB podem lhe dar a porcentagem de cada canal. Para cada pixel na imagem, a soma dos valores de destas porcentagens será dadas atribuída ao Canal de saída do mesmo pixel na imagem de destino. Aqui está um exemplo:

Figura 16.150. A imagem original e seus canais.

A imagem original e seus canais.

Os valores RGB dos pixels dos quadrados Vermelho, Verde, Azul e Cinza é mostrada. O retângulo preto é especial, por que preto (0,0,0) não é afetado por este comando(zero multiplicado por qualquer porcentagem sempre dará zero). O resultado não pode exceder 255 e nem ser negativo


Figura 16.151. Canal de saída vermelho. Canal Verde +50

Canal de saída vermelho. Canal Verde +50

No quadrado vermelho, os valores dos pixels são 230;10;10. Os valores relativos são 1; 0,5; 0. O resultado do cálculo é 230*1+ 10*0,5 + 10*0 = 235. O mesmo raciocínio se aplica para os quadrados verdes e azuis.

No quadrado cinza, que contém a cor vermelha, o cálculo resulta num valor acima de 255. Ele é reduzido para 255. Um valor negativo seria reduzido a zero.


Figura 16.152. Canal de saída vermelho. O canal verde +50%. Opção de preservar a luminosidade selecionada.

Canal de saída vermelho. O canal verde +50%. Opção de preservar a luminosidade selecionada.

Os valores atribuídos para o Canal de saída Vermelho são reduzidos, evitando uma imagem muito clara.


No modelo monocromático

Quando esta opção é selecionada, a pré-visualização da imagem se torna uma imagem cinza, mas ela ainda é uma imagem RGB com três canais, mesmo quando a ação do comando é validada.

Figura 16.153. Opção monocromática selecionada. Vermelho: 100% Verde: 50% Azul: 0%. Preservar a Luminosidade desabilitada.

Opção monocromática selecionada. Vermelho: 100% Verde: 50% Azul: 0%. Preservar a Luminosidade desabilitada.

Em todos os quadrados, os pixels foram convertidos para um nível da cinza igual ao valor do canal Vermelho (Red) na imagem original (O plano de fundo foi pintado com rosa depois de aplicar o efeito, para tornar os quadrados visíveis)


Aqui está como o Preservar Luminosidade funciona no modo monocromático: Por exemplo, suponhamos que os controles deslizantes são Vermelho (Red): 75%, Verde (Green): 75%, Azul (Blue): 0%, Com Monocromático selecionado e a opção Preservar Luminosidadedesligada, a figura resultante será 75% + 75% + 0%, realmente muito brilhante! Um pixel com um valor de R,G,B=127,100,80, seria mapeado para 127*0,75+100*0,75+80*0 = 170, para cada canal. Com a opção de preservar a luminosidade ligada, os controles deslizantes serão modificados dinamicamente, de forma que soma dos três sempre resulte em 100%. Neste exemplo, o valor de modificação é 1 / (75%+75%+0%) ou seja, 0,667. Os valores dos pixels estariam em torno de 113. A opção Preservar a luminosidade assegura que os valores da escala dos controles deslizantes sempre tenha uma soma de 100%. Claro que coisas estranhas acontecem quando qualquer um dos dos valores for muito negativo (texto escrito pelo próprio autor do plug-in)

[Nota] Nota

Qual canal você modificará? Isto depende do quê você irá querer fazer. Em princípio, o canal Vermelho (Red) acomoda bem modificações de contraste. O canal Verde (Green) é melhor adaptado para modificações nos detalhe e o canal Azul (Blue) para o ruído e modificações no grão. Você também pode usar o comando Decompor