3. Abrindo arquivos

Existem diversas formas de abrir uma imagem no GIMP:

3.1. Abrir Arquivo

A maneira mais óbvia de abrir uma imagem existente é o menu. Use ArquivoAbrir para chegar na janela de Abrir imagem, permitindo que você navegue até o arquivo e clique em seu nome. Este método funciona bem se você souber o nome e a localização do arquivo que você deseja abrir. Embora a opção de Abrir imagem tenha um painel de visualização, não é conveniente (fácil) encontrar uma imagem com base em uma miniatura.

[Nota] Nota

Ao abrir um arquivo, o GIMP deve determinar o tipo de arquivo. Infelizmente, a extensão do arquivo, como .jpg, não é 100% confiável: extensões de arquivo variam de sistema para sistema, e, sobretudo, qualquer arquivo pode ser renomeado para ter qualquer extensão, e há muitas razões pelas quais um nome de arquivo pode não ter uma extensão. O GIMP primeiro tenta reconhecer um arquivo, examinando o seu conteúdo: a maioria dos formatos de arquivo comumente usados têm cabeçalhos mágicos, que permitem que sejam reconhecidos. Só se a mágica não produzir resultado o GIMP recorre ao uso da extensão.

Figura 5.4. O diálogo Abrir Imagem

O diálogo Abrir Imagem

O GIMP 2.2 introduziu um novo diálogo de Abrir imagem que oferece vários recursos para ajudar você a navegar rapidamente até um arquivo. Talvez o mais importante é seja a capacidade de criar marcadores, ou Locais, para as pastas que você usa com frequência. Sua lista de favoritos aparece no lado esquerdo da caixa de diálogo. Aqueles que estão no topo, como Área de Trabalho, Documentos, etc... são fornecidos automaticamente. Use o botão + para adicionar o diretório atual na a lista. Use o botão - para remover o marcador selecionado. Dê um clique duplo em um dos marcadores para navegar diretamente para aquele diretório.

O centro da caixa de diálogo contém uma listagem do conteúdo do diretório selecionado. Subdiretórios são mostrados na parte superior da lista, arquivos abaixo deles. Por padrão, todos os arquivos no diretório estão listados, mas você pode restringir a lista de arquivos de imagens de um tipo específico de arquivo usando o menu de seleção Tipo de arquivo que aparece abaixo da listagem do diretório.

Quando você seleciona uma entrada de arquivo de imagem na lista, uma visualização é exibida no lado direito da caixa de diálogo, junto com algumas informações básicas sobre a imagem. Note que visualizações são armazenadas em cache quando são geradas a primeira vez, e há algumas coisas que você pode fazer que podem causar uma visualização incorreta. Se você suspeita que isso possa estar acontecendo, você pode forçar a geração de uma nova pré-visualização, mantendo pressionada a tecla Ctrl e clicando na área de visualização.

Por padrão, uma caixa de texto Localização está presente no diálogo Abrir Arquivo. Ela pode estar ausente: A combinação de teclas Ctrl+L faz a essa caixa aparecer ou permanecer escondida. Alternativamente, você pode clicar no ícone do papel e lápis no canto superior esquerdo para ligar e desligar a mesma.

[Nota] Nota

Se você selecionar um nome de arquivo da lista e cliqcar no botão Abrir no canto inferior direito da caixa de diálogo a imagem será aberta no GIMP. É quase certo que o GIMP irá determinar automaticamente o tipo de arquivo por você. Em raras ocasiões, principalmente se o tipo de arquivo for incomum e não tiver o nome de uma extensão significativa, o GIMP pode deixar de identificar corretamente o arquivo. Nesse caso, use Selecionar Tipo de Arquivo na parte inferior da caixa de diálogo para especificar manualmente o tipo de arquivo. Mais comumente, porém, se o GIMP não conseguir abrir um arquivo de imagem, ele estará corrompido ou trata-se de um formato não suportado.