5. Como desenhar linhas retas

Este tutorial é baseado no texto e imagens Copyright © 2002 Seth Burgess. O tutorial original pode ser encontrado na Internet [TUT01].

5.1. Intenção

Figura 3.46. Exemplo de linhas retas

Exemplo de linhas retas

Este tutorial mostra como desenhar linhas retas com o GIMP. Forçar uma linha a ser reta é uma forma conveniente para lidar com a imprecisão do mouse ou tablet, e para aproveitar o poder de um computador para fazer as coisas parecerem limpas e arrumadas. Este tutorial não usa linhas retas para tarefas complexas; sua intenção é mostrar como você pode usá lo para criar linhas retas rápida e facilmente.

  1. Preparações

    Figura 3.47. Introduzindo a tecla Shift

    Introduzindo a tecla Shift
    Introduzindo a tecla Shift

    A invenção chamada da máquina de escrever introduziu a tecla Shift. Você geralmente tem 2 delas no seu teclado. Elas se parecem com algo como na figura acima. As teclas estão localizadas nos lados esquerdo e direito do seu teclado. O mouse foi inventado por Douglas C. Engelbart em 1970. Estes vêm em variedades diferentes, mas sempre tem pelo menos um botão.

  2. Criando uma área branca desenhável

    Figura 3.48. Nova imagem

    Nova imagem

    Primeiro, crie uma nova imagem. Faça de qualquer tamanho. Use ArquivoNova para criar uma nova imagem.

  3. Escolha uma ferramenta

    Figura 3.49. Ferramentas de pintura na caixa de ferramentas

    Ferramentas de pintura na caixa de ferramentas

    Qualquer uma das ferramentas destacadas em vermelho na caixa de ferramentas acima pode desenhar linhas.

  4. Criar um ponto inicial

    Figura 3.50. Ponto inicial

    Ponto inicial

    Clique no pincel na caixa de ferramentas. Clique na imagem em que você quer iniciar ou terminar uma linha. Um único ponto irá aparecer na tela. O tamanho deste ponto representa o tamanho atual do pincel, que você pode mudar na caixa de diálogo de pincéis (ver Seção 3.2, “Diálogo de pincéis”). Agora, vamos começar a desenhar uma linha. Pressione a tecla Shift e a mantenha pressionada.

  5. Desenhando a linha

    Figura 3.51. Desenhando a linha

    Desenhando a linha

    After you have a starting point and while pressing the Shift key, you will see a straight line that follows the cursor. Press the first button on the mouse (the leftmost one usually) and let it go. During that whole click of the mouse button, you need to keep the Shift key held down.

  6. Conclusão

    Figura 3.52. Imagem resultante

    Imagem resultante

    Este é um recurso poderoso. Você pode desenhar linhas retas com qualquer uma das ferramentas de desenho. Pode até mesmo desenhar mais linhas no final desta. Nosso último passo é liberar a tecla Shift. E aí está. Alguns exemplos mais são mostrados abaixo. Feliz GIMPagem!