4.3. Trocar o tamanho de uma imagem para impressão

Como discutido anteriormente, os pixels não têm um tamanho definido no mundo real. Quando você resolveu imprimir uma imagem em papel, o GIMP precisa saber quão grande é cada pixel. Usamos um parâmetro chamado de resolução para definir a relação entre pixels e o mundo real, tais como polegadas ou centímetros.

Por padrão, a maioria das imagens são abertas com a resolução definida para 72. Este número foi escolhido por razões históricas como era a resolução de telas no passado, e significa que, quando impresso, cada pixel tem 1/72 de polegada de largura. Quando imprimir as imagens que são tiradas com câmeras digitais modernas, essa resolução produz imagens muito grandes, com pixels visíveis individualmente. O que queremos fazer é dizer ao GIMP para imprimi-los com o tamanho que temos em mente, mas não alterar os dados de pixel de modo a não perder qualidade.

Para alterar o tamanho de impressão use ImagemTamanho de impressão para abrir o diálogo Alterar resolução de impressão da imagem. Selecione uma unidade de tamanho confortável, como polegadas. Defina uma dimensão e deixe o GIMP mudar a outra proporcionalmente. Agora examine a alteração na resolução. Se a resolução é de 300 pixels por polegada ou mais, a qualidade da imagem impressa vai ser muito alta e os pixels não serão perceptíveis. Com uma resolução de entre 200 e 150 ppi, pixels serão um pouco perceptíveis, mas a imagem vai ficar legal enquanto não for inspecionada muito de perto. Valores inferiores a 100 são visivelmente grosseiros e só devem ser utilizados para o material que é visto de uma certa distância, como sinais ou cartazes de grandes dimensões.

Figura 3.20. Caixa de diálogo para definição de tamanho de impressão

Caixa de diálogo para definição de tamanho de impressão