Como discutido anteriormente, os pixels não têm um tamanho definido no mundo real. Quando você resolveu imprimir uma imagem em papel, o GIMP precisa saber quão grande é cada pixel. Usamos um parâmetro chamado de resolução para definir a relação entre pixels e o mundo real, tais como polegadas ou centímetros.
Por padrão, a maioria das imagens são abertas com a resolução definida para 72. Este número foi escolhido por razões históricas como era a resolução de telas no passado, e significa que, quando impresso, cada pixel tem 1/72 de polegada de largura. Quando imprimir as imagens que são tiradas com câmeras digitais modernas, essa resolução produz imagens muito grandes, com pixels visíveis individualmente. O que queremos fazer é dizer ao GIMP para imprimi-los com o tamanho que temos em mente, mas não alterar os dados de pixel de modo a não perder qualidade.
Para alterar o tamanho de impressão use “Alterar resolução de impressão da imagem”. Selecione uma unidade de tamanho confortável, como “polegadas”. Defina uma dimensão e deixe o GIMP mudar a outra proporcionalmente. Agora examine a alteração na resolução. Se a resolução é de 300 pixels por polegada ou mais, a qualidade da imagem impressa vai ser muito alta e os pixels não serão perceptíveis. Com uma resolução de entre 200 e 150 ppi, pixels serão um pouco perceptíveis, mas a imagem vai ficar legal enquanto não for inspecionada muito de perto. Valores inferiores a 100 são visivelmente grosseiros e só devem ser utilizados para o material que é visto de uma certa distância, como sinais ou cartazes de grandes dimensões.
→ para abrir o diálogo