3.12. Restaurar

Figura 14.88. A ferramenta de restauração na caixa de ferramentas

A ferramenta de restauração na caixa de ferramentas

Essa ferramenta foi uma vez descrita como O pincel de restauração se parece com uma ferramenta de clonagem inteligente com esteroides. E, de fato, a ferramenta de restauração é muito parecida com a ferramenta de clonagem, mas é mais inteligente para remover falhas em imagens. Um uso típico é a remoção de rugas em fotografias de pessoas. Para fazer isso, os pixels não são simplesmente copiados da origem para o destino, mas a área em volta do destino é levada em conta antes da clonagem ser aplicada. O algoritmo usado para isso é descrito em um artigo cientifico Todor Georgiev [GEORGIEV01].

Para usá-la, primeiro escolha um pincel com o tamanho apropriado para o defeito. Então pressione a tecla Ctrl enquanto clica na área que você deseja reproduzir. Solte a tecla Ctrl, mova o ponteiro até o defeito, e clique novamente. Clique. Se o defeito é suave, não muito diferente da área a seu redor, então ele será corrigido rapidamente. Você também pode corrigir com repetidos cliques, mas corre o risco de criar uma mancha.

3.12.1. Ativando a ferramenta

Existem várias formas para ativar a ferramenta:

  • Através do menu da janela de imagem: FerramentasFerramentas de pinturaRestaurar,

  • ou clicando no ícone da ferramenta: na caixa de ferramentas,

  • ou pressionando a tecla de atalho H.

3.12.2. Teclas modificadoras (por padrão)

Ctrl

A tecla Ctrl é usada para selecionar a origem. Você pode restaurar a partir de qualquer camada de qualquer imagem, simplesmente clicando sobre a imagem, com a tecla Ctrl pressionada, enquanto a camada estiver ativa (como exibida na janela de camadas). Se o alinhamento está selecionado como Nenhum ou Alinhado nas opções a ferramenta, então o ponto no qual você for clicar se tornará a origem da restauração: os dados da imagem naquele ponto serão usados quando você começar a pintar com a ferramenta de restauração. No modo de seleção de origem, o cursor muda para um símbolo de cruz.

Shift

Uma vez que se estabelece a fonte de origem, se você pressionar essa tecla, verá uma fina linha conectando o ponto clicado anteriormente ao local atual do cursor. Se clicar novamente, enquanto mantém a tecla Shift pressionada, a ferramenta irá restaurar ao longo dessa linha.

3.12.3. Opções

Figura 14.89. Opções da ferramenta de restauração

Opções da ferramenta de restauração

Normalmente, as opções da ferramenta são exibidas assim que você ativa uma ferramenta em uma caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas. Se isso não acontecer, você pode acessar as mesmas através do menu na janela da imagem emJanelasDiálogos de EncaixeOpções de ferramentas

Modo; Opacidade; Pincel, Dinâmicas, Opções de dinâmica; Aplicar espalhamento; Pincelada suave; Borda dura
Veja Opções em comum das ferramentas de pintura para uma descrição das opções da ferramenta que são aplicáveis a todas as ferramentas de pintura.
Usar amostra combinada

Se você ativar essa opção, a recuperação não é calculada apenas a partir de valores da camada ativa, mas de todas as camadas visíveis.

Alinhamento

Essa opção está descrita em Ferramenta de clonagem.

3.12.4. Restauração não é clonagem

Apesar da ferramenta de restauração possuir funcionalidades em comum com a ferramenta de clonagem usada, o resultado é bastante diferente.

Figura 14.90. Comparando Clonagem e Restauração

Comparando Clonagem e Restauração

Dois pontos pretos na área em vermelho. Zoom de 800%. A fonte é o ponto em que as quatro cores se encontram. A clonagem está do lado esquerdo. Recuperação no lado direito.