2.9. Save as…

O comando Salvar como exibe o diálogo Salvar imagem. Desde o GIMP -2.8, o arquivo é salvo automaticamente no formato XCF e você não pode salvar em outro formato de arquivo (para isso, você tem que exportar o arquivo). A caixa de diálogo de "salvar como" permite que você salve o arquivo com outro nome e/ou para outra pasta.

2.9.1. Ativando o comando

  • You can access this command from the image menubar through FileSave As…,

  • ou usando o atalho de teclado Shift+Ctrl+S.

2.9.2. O diálogo de Salvar imagem

Figura 16.12. O diálogo de Salvar imagem

O diálogo de Salvar imagem

  1. O painel da esquerda é dividido em duas partes. A parte superior lista as principais pastas e seus dispositivos de armazenamento, você não pode modificar esta lista. A parte inferior lista os seus favoritos, você pode adicionar ou remover marcadores. Para adicionar um marcador, selecione uma pasta ou um arquivo no painel central e clique no botão Adicionar na parte inferior do painel esquerdo. Você também pode usar o comando Adicionar aos favoritos no menu de contexto, que você obtém ao clicar no botão direito do mouse. Você pode excluir um marcador, selecionando-o e clicando no botão Remover.

  2. O painel central exibe uma lista de arquivos na pasta atual. Mude a sua pasta atual clicando com o botão esquerdo duas vezes em uma pasta neste painel. Selecione um arquivo com um único clique com o botão esquerdo. Você pode salvar o arquivo selecionado, clicando no botão Salvar. Note-se que um duplo clique salva o arquivo diretamente.

    Você pode clicar com o botão direito no painel do meio para acessar o comando Mostrar arquivos ocultos.

  3. A imagem selecionada é exibida na janela de Pré-visualização. O tamanho do arquivo, resolução e composição da imagem são exibidas abaixo da janela de pré-visualização.

    Se a sua imagem foi modificada por outro programa, clique na pré-visualização para atualizá-lo.

  4. Digite o nome do novo arquivo de imagem aqui.

    [Nota] Nota

    Se a imagem já tiver sido salva, o GIMP sugere o mesmo nome do arquivo para você. Se você clicar em Salvar, o arquivo será substituído.

  5. Acima do painel do meio, o caminho da pasta atual é exibido. Você pode navegar por este caminho, clicando em um dos botões.

  6. Se você deseja salvar a imagem em uma pasta que ainda não existe, você pode criá-la clicando no Criar pasta e seguir as instruções.

  7. Este botão mostra Todas as Imagens por padrão. Isso significa que todas as imagens serão exibidas no painel do meio, independentemente do seu tipo de arquivo. Clicando nesta lista, você pode escolher mostrar apenas um tipo de arquivo.

  8. No Selecionar tipo de arquivo você pode selecionar um formato compactado para o seu arquivo XCF.