2.4. Open…

The Open… command activates a dialog that lets you load an existing image from your hard-drive or an external medium. For alternative, and sometimes more convenient, ways of opening files, see the following commands (Seção 2.5, “Open as Layers…” etc.).

2.4.1. Ativar o diálogo

  • You can access the Open dialog from an image window through: FileOpen….

  • You can also open this dialog by using the keyboard shortcut Ctrl+O.

2.4.2. Navegação por arquivos

Figura 16.10. The Open Image Dialog

The Open Image Dialog

Este navegador parece com outros navegadores de arquivos e, em geral, é auto-explicativo. No entanto, ele tem algumas características particulares,

  1. O botão Digite um nome de arquivo alterna entre adicionar e remover a caixa de texto Localização.

    A combinação de teclas Ctrl+L tem a mesma ação que este botão.

  2. Na caixa de texto Localização, você pode digitar um caminho para um arquivo de imagem. Se você não digitar nenhum caminho, o nome do arquivo selecionado será exibido. Você também pode digitar as primeiras letras do nome: isso ativa a ação de auto-completar e uma lista de nomes de arquivos que começam com essas letras é exibida.

    Quando você procura por um arquivo ou pasta usando a funcionalidade de Pesquisar (veja abaixo, o item 4), o nome da caixa de texto muda para Pesquisar e você pode digitar o nome que vai buscar.

  3. O caminho para a pasta atual é exibido. Você pode navegar por este caminho, clicando em um elemento.

  4. Com Pesquisar você pode procurar por um arquivo (ou uma pasta), mesmo se você não sabe o nome exato do arquivo. Clique em Pesquisar, digite um nome de arquivo ou apenas uma parte de um nome de arquivo na caixa de texto e pressione Enter. Em seguida, o quadro central (7) irá listar todos arquivos e pastas da sua pasta pessoal com nomes que contenham o texto digitado no nome. Infelizmente você não pode restringir os resultados para arquivos de um tipo específico (10).

    Usado recentemente é auto-explicativo.

  5. Aqui você pode ter acesso a suas pastas principais aos seus dispositivos de armazenamento.

  6. Aqui, você pode adicionar marcadores para pastas (favoritos), usando a opção Adicionar ou o comando Adicionar aos marcadores que você tem ao clicar com o botão direito em uma pasta no painel central. Também pode remover seus marcadores.

  7. O conteúdo da pasta selecionada é exibido aqui. Mude sua pasta atual clicando duas vezes em uma pasta neste painel. Selecione um arquivo com um único clique do mouse (botão esquerdo). Você pode, então, abrir o arquivo selecionado clicando no botão Abrir. Um duplo clique abre o arquivo diretamente. Note que você pode abrir apenas arquivos de imagem.

    Clicar com o botão direito do mouse em um nome de pasta abre um menu de contexto:

    O menu de contexto de pasta
  8. A imagem selecionada é exibida na janela de pré-visualização. Se é uma imagem criada pelo GIMP, o tamanho, resolução e composição da imagem são exibidas abaixo da janela de pré-visualização.

    [Dica] Dica

    Se a sua imagem foi modificada por outro programa, clique na janela de pré-visualização para atualizá-la.

  9. Ao clicar no botão Adicionar, você pode adicionar a pasta selecionada como um marcador.

    Ao clicar no botão Remover, você remove o marcador selecionado na lista.

  10. Você geralmente deve preferir exibir os nomes de Todas as imagens. Você também pode selecionar Todos os arquivos. Você também pode limitar-se a um determinado tipo de imagem (GIF, JPG, PNG ...).

  11. Selecione Tipo de Arquivo: Na maioria dos casos, você não precisa prestar nenhuma atenção a isso, porque o GIMP pode determinar o tipo de arquivo automaticamente. Em algumas raras situações, nem a extensão do arquivo, nem informação interna no arquivo são suficientes para dizer ao GIMP qual é o tipo de arquivo. Se isso acontecer, você pode determina-lo, selecionando o tipo na lista.