3.4. Esmaecer

Este comando normalmente está desabilitado. Ele se torna ativo se você utilizar a função de preenchimento, ou usar a ferramenta de Degradês, ou se aplicar alguns dos filtros.

Ele permite que você altere o modo de pintura e a opacidade da última operação em um objeto desenhável (Preencher, Degradê, Filtro), criando uma mescla entre o estado atual da camada e o estado anterior. Ele faz as seguintes operações internamente: copia o objeto desenhável ativo, desfaz a última ação, cola a cópia como uma nova camada, configura sua Opacidade, e combina a nova camada com a camada que estava ativa previamente.

3.4.1. Ativando o comando

Você pode acessar este comando a partir do menu da janela de imagens emEditarEsmaecer...,

3.4.2. Opções

Esse comando faz aparecer uma janela de diálogo:

Figura 16.15. O diálogo de Esmaecer

O diálogo de Esmaecer

Modo

A lista flutuante permite que você escolha um Modo de combinação de camada.

Opacidade

O valor desse controle normalmente está configurado para o valor de opacidade que você usou na sua operação de preenchimento ou degradê, que corresponde ao estado atual. Baixar esse valor para 0 é equivalente a deixar a camada no estado anterior: o mesmo que a função de desfazer. Valores intermediários produzirão uma mescla de ambos os valores, de acordo com o modo que você tiver escolhido. O efeito dessas configurações pode ser visualizado em tempo real na imagem, mas você tem que clicar no botão de Esmaecer para valida-lo.