3. Diálogos relacionados ao conteúdo da imagem

3.1. DIálogo de cor de Frente/Fundo

Figura 15.23. O diálogo de cor de Frente/Fundo

O diálogo de cor de Frente/Fundo

O diálogo de cor permite que você gerencie e escolha novas cores. Você pode usa-lo de vários modos diferentes: GIMP, CMYK, Triângulo (roda), Aquarela, Paleta e Escalas. Ele tem um conta-gotas interessante que permite que você pegue a cor em qualquer ponto da sua tela, mesmo fora das janelas do GIMP.

O diálogo que aparece quando se clica na área de cor de Frente/Fundo da caixa de ferramentas é um pouco diferente do que surge quando se usa a janela de encaixe:

  • Os controles de cor ficam permanentemente visíveis em todos os modos, não sendo necessária a aba de "Escalas"

  • Doze botões mostram as cores usadas por último. Você pode escolher uma cor diretamente clicando em um desses botões, ou adicionar a cor atualmente selecionada a esse histórico.

Este diálogo funciona tanto para cor de frente como para cor de fundo.

3.1.1. Ativando o diálogo

O diálogo de Cores é um diálogo de encaixe;veja a seção Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe” para mais informações sobre como gerenciá-lo.

Você pode acessa-lo:

  • Do menu da janela de imagens em JanelasDiálogos de encaixeCores.

  • Do menu de guias de qualquer diálogo de encaixe, clicando em e selecionando Adicionar abaCores.

  • A partir da Caixa de ferramentas: clique na cor de Frente ou cor de Fundo.

No menu de Janelas, há uma lista de janelas independentes que existe se pelo menos um diálogo estiver aberto, sem estar acoplado à janela principal do GIMP no modo de janela única.Nesse caso, se já houver um diálogo de Coresaberto, você pode trazê-lo para cima das outras janelas clicando diretamente em JanelasCores.

3.1.2. Usando o diálogo de Cor de Frente/Fundo

Seletor do GIMP

Com o seletor de cores do GIMP, você seleciona uma cor clicando em uma faixa unidimensional localizada do lado direito, e então. refinando a escolha na quadrado (2 dimensões) à esquerda. A faixa de uma dimensão pode codificar qualquer um dos parâmetros de cor: H (matiz), S (Saturação), V (Valor), R (Vermelho), G (Verde) ou B (Azul). A área bidimensional então codificará os dois parâmetros complementares.

CMYK

Figura 15.24. CMYK

CMYK

Você ativa este seletor ao clicar no ícone de impressora. A visão em CMYK lhe dá a possibilidade de gerenciar cores com o modelo de cores CMYK.

Triângulo

Figura 15.25. O seletor de triângulo

O seletor de triângulo

Este seletor usa o modelo de cor HSV . Clique no círculo cromático e arraste o ponteiro do mouse para selecionar o Matiz. Em seguida, clique e arraste no triângulo para modificar a Saturação (verticalmente) e o Valor (horizontalmente).

Aquarela

Figura 15.26. Seletor de cores de aquarela

Seletor de cores de aquarela

Este seletor de cores é simbolizado por um pincel. O modo de funcionamento deste seletor é um pouco diferente dos modelos apresentados até agora. O princípio consiste em ir alterando a cor de frente atual gradativamente, clicando-se na paleta retangular. Se a cor atual, por exemplo, for branca, então ela vai se tornando mais avermelhada a cada vez que você clicar na área de cor vermelha. Cliques repetidos tornam o efeito mais cor. Em conjunto com o controle deslizante, que é separado da paleta de cores, você configura a quantidade de cor que é adicionada com cada clique do mouse. Quanto mais para cima estiver o controle, mais cor é usada em cada clique.

Paleta

Figura 15.27. Seletor de cores de Paleta

Seletor de cores de Paleta

Este seletor traz uma lista das cores disponíveis na paleta atual, selecionada no diálogo de Paletas. Você pode configurar as cores de frente ou de fundo do GIMP clicando nas cores exibidas. Você também pode usar as teclas-seta para caminhar na lista de cores.

Escalas

Figura 15.28. O seletor de Escalas

O seletor de Escalas

Este seletor apresenta uma visão global dos canais R, G e B e dos valores de H, S e V, colocados em controles deslizantes. (Na versão do diálogo que aparece ao clicar numa cor na caixa de ferramentas, esses controles ficam visíveis o tempo todo, mesmo nos outros modos de seleção)

Conta gotas

O conta gotas tem um comportamento completamente diferente do que é disponibilizado pela ferramenta Seletor de cores. Em vez de estar limitado a cores da imagem ativa, você pode pegar cores de qualquer ponto da tela - mesmo em outros programas, inclusive de páginas da internet abertas em um navegador.

Notação HTML

Veja notação HTML. Você também pode usar as palavras-chave (nomes de cor) do CSS: entre a primeira letra de uma cor para ver uma lista de cores que começam com aquela letra:

Figura 15.29. Exemplo de palavras-chave do CSS

Exemplo de palavras-chave do CSS

Ao clicar com o botão direito na caixa de texto de notação HTML, abre-se um menu de contexto que permite que você edite sua notação: em particular para colar uma notação com formatação complexa que você tenha copiado de algum outro lugar. Este menu leva a vários Métodos de entrada que permitem que você use caracteres de várias línguas diferentes, e a possibilidade de inserir Caracteres de controle Unicode. Esse é um campo vasto, além desse manual. Por favor, veja [UNICODE].

Figura 15.30. O menu de contexto de notação HTML

O menu de contexto de notação HTML

Junto a esses controles, na parte de baixo, você pode ver um simbolo, consistindo de duas setas. Clicando nele você pode trocar as cores de Frente e de Fundo Por padrão, a tecla X troca as cores de frente e de fundo, sem precisar mover o pincel da imagem. Do lado oposto dos retângulos indicando as cores, há dois quadradinhos, um branco e um preto, se sobrepondo parcialmente. Se você clicar nesse símbolo, as cores do GIMP são redefinidas para Preto como cor de frente e Branco como cor de fundo.