5. Criando atalhos para funções nos menus

Muitas funções que são acessíveis pelo menu de imagem tem um atalho de teclado padrão. Você pode querer criar um novo atalho para um comando que você usa muito e que não tem um, ou, mais raramente, editar um atalho existente. Há duas formas de fazer isso.

Procedimento 12.1. Usando os atalhos de teclado dinâmicos

  1. Primeiro, você tem que ativar esta capacidade, selecionando a opção de Usar atalhos de teclado dinâmicos na guia de Interface do diálogo de Preferências. Esta opção normalmente não fica ligada para evitar que teclas pressionadas acidentalmente se tornem atalhos não desejados.

  2. Enquanto você está fazendo isso, também marque a opção de Salvar atalhos de teclado ao sair, de forma que seus atalhos sejam salvos.

  3. Para criar um novo atalho, simplesmente mantenha o mouse sobre um comando no menu, sem ativa-lo: ele ficará em destaque. Cuide para que o ponteiro não se mova, e digite um atalho: pode ser uma combinação de teclas e mais alguma letra, ou um número, ou tecla de função. Você notará seu novo atalho aparecer imediatamente ao lado do comando. O único cuidado é que se você tentar criar um atalho com uma única letra, sem modificadores, essa letra não pode ser igual a nenhuma das letras sublinhadas no mesmo menu (senão aquela opção será ativada, em vez do atalho ser criado).

  4. Você pode usar os modificadores Ctrl, Alt ou Shift (e Command no Mac), para criar seus atalhos. Um problema deste método é que você não é avisado se configurar um atalho já existente para uma nova função: o atalho antigo é esquecido. Por outro lado, seu dinamismo torna bastante prático você atribuir atalhos mesmo para comandos que vá usar poucas vezes. É muito mais fácil configurar algo como o número "1" para chamar a função de Captura de tela, do que selecionar Arquivo/Criar/Captura de Tela, ainda que você vá fazer isso só 3 ou 4 vezes.

Figura 12.31. Configurar atalhos de teclado

Configurar atalhos de teclado

Procedimento 12.2. Usando o editor de atalhos

  1. Você chega até o editor clicando em Configurar atalhos de teclado na guia de Interface do diálogo de Preferências. Ou diretamente na opção Atalhos de teclado do menu Editar.

  2. Como mostrado nesse diálogo, você pode selecionar para qual comando você quer criar um atalho na área Ação. Então você digita sua sequência de teclas, como no método anterior. (A tecla Backspace apaga atalhos existentes). Em contraste com o método dinâmico, você sempre pode usar uma única letra para um atalho aqui - embora isso provavelmente lhe avise que esse atalho já está em uso.

  3. Este editor de atalhos também permite que você controle as configurações de parâmetro das ferramentas com o teclado. Do lado direito, no começo da lista, você encontra um item Contexto, que contém os parâmetros das ferramentas e do contexto do GIMP (tais como cor de frente e de fundo). Para simplificar seu trabalho, diferentes tipos de ferramentas estão marcados com ícones correspondentes.

[Nota] Nota

Custom Keyboard shortcuts are stored in one of Gimp's hidden directory (/home/[username]/.gimp-2.8/menurc) under Linux. Under Windows, path varies according to version:

  • C:\Documents and Settings\[Username]\.gimp-2.8\menurc under Windows XP.

  • C:\Program Files\GIMP 2\etc\gimp\2.0\menurc under Windows 7.

  • C:\Programmes\GIMP 2\etc\gimp\2.0\menurc under Windows 10.

More, this location may change if GIMP is installed after having already installed Git Bash or Cygwin. In this case, they will appear in C:\Program Files\Git\.gimp-[version]\menurc.

menu.rc is a simple text file that you can transport from one computer to another.