2.3. Seleção elíptica

Figura 14.14. Icone de Seleção Elíptica na Caixa de ferramentas

Icone de Seleção Elíptica na Caixa de ferramentas

A ferramenta de seleção elíptica foi projetada para selecionar regiões circulares e elípticas de uma imagem, com alta qualidade de anti-serrilhado, se você desejar. Para obter informações sobre as seleções e como elas são usadas no GIMP veja Seleções; para obter informações sobre as características comuns a todas as ferramentas de seleção veja Ferramentas de seleção.

Esta ferramenta também é utilizada para a pintar um círculo ou uma elipse em uma imagem. Para renderizar uma elipse preenchida, crie uma seleção elíptica, e, em seguida, preencha-a usando a ferramenta de Preenchimento, ou simplesmente arraste uma cor diretamente para a imagem. Para criar um círculo ou só o contorno de uma elipse, a abordagem mais simples e mais flexível é criar uma seleção elíptica e então use a função de contornar seleção. Uma linha de qualidade superior, e com mais opções pode ser obtida através da criação de duas seleções elípticas com tamanhos diferentes, subtraindo-se o interior de uma a partir do exterior da outra, no entanto, isso nem sempre é fácil de acertar. O comando SeleçãoBorda... torna isso mais fácil.

2.3.1. Ativando a ferramenta

Você pode acessar a ferramenta de seleção Elíptica de diferentes maneiras:

  • da barra de menu imagem FerramentasSeleção de ferramentasSeleção Elíptica;

  • Ao clicar no ícone da ferramenta: na caixa de ferramentas,

  • Ao utilizar o atalho de teclado E.

2.3.2. Teclas Modificadoras

[Nota] Nota

Veja Ferramentas de Seleção para obter ajuda com teclas modificadoras que afetam todas essas ferramentas da mesma forma. Apenas as opções que são específicas para esta ferramenta são explicadas aqui.

Ctrl

Pressionar a tecla Ctrl após o início da sua seleção, e segurando-a até terminar, faz com que o ponto de partida seja usado como o centro da elipse selecionada, em vez de um canto do retângulo que a contém. Note que se você pressionar a tecla Ctrl antes de começar a fazer a seleção, a seleção resultante será subtraída da seleção existente.

Shift

Pressionar a tecla Shift depois de começar sua seleção, e segura-la até você terminar, restringe a seleção a um círculo. Note que, se você pressionar a tecla Shift antes de começar a fazer a seleção, a seleção resultante será adicionada à seleção existente.

Ctrl+Shift

Pressionar ambas as teclas combina os dois efeitos, fornecendo uma seleção circular centralizada no seu ponto de partida.

2.3.3. Manuseando a ferramenta

Figura 14.15. Exemplo de Seleção Elíptica

Exemplo de Seleção Elíptica

Quando esta ferramenta é selecionada, o ponteiro do mouse se torna um ícone com um círculo assim que estiver sobre a imagem. Arrastar e soltar permite que você obtenha uma elipse (ou um círculo) dentro de uma caixa retangular. Quando o botão do mouse for liberado, uma linha pontilhada (formigas marchando) define a seleção elíptica. Não é necessário ajustar a seleção com cuidado, você pode redimensioná-lo facilmente mais tarde.

Quando o ponteiro está se movendo na tela, os aspectos de ponteiro e seleção mudam. É possível alterar o tamanho da seleção usando as alças. Veja a seção Manipulando a ferramenta dentro do capítulo sobre seleção retangular.

2.3.4. Opções

Figura 14.16. Opções da ferramenta para a ferramenta de Seleção Elíptica

Opções da ferramenta para a ferramenta de Seleção Elíptica

Normalmente, as opções da ferramenta são exibidas assim que você ativa uma ferramenta em uma caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas. Se isso não acontecer, você pode acessar as mesmas através do menu na janela da imagem emJanelasDiálogos de EncaixeOpções de ferramentas

[Nota] Nota

Veja Ferramentas de Seleção para obter ajuda com opções que são comuns a todas essas ferramentas. Apenas as opções que são específicas para esta ferramenta são explicadas aqui.

Modos; Anti-serrilhamento; Enevoar bordas

Opção seleção comum.

Todas as outras opções

Todas essas opções funcionam exatamente da mesma maneira, elas já foram descritas para a seleção retangular. Veja Seção 2.2.4, “Opções da ferramenta” para detalhes.