5. O que há de novo no GIMP 2.2?

Aqui está um breve resumo de algumas das novas características mais importantes introduzidas no GIMP 2.2. Existem várias outras mudanças menores que usuários de longo prazo irão notar e apreciar (ou reclamar sobre!). Existem também outras mudanças importantes no nível de programação de plug-in e de criação de Script-Fu que não serão aprofundadas aqui.

Interoperabilidade e suporte a padrões
  • Você pode arrastar ou copiar dados de imagem do GIMP para qualquer aplicação que suporte imagens arrastar e soltar imagens png (atualmente pelo menos Abiword e o Kword) e imagens em xml+svg (o Inkscape suporta isto). Ou seja, você pode copiar e colar curvas no GIMP do Inkscape, e então arrastar uma seleção para Abiword e então para inclui-la em linha no seu documento.

  • As texturas agora podem estar em qualquer formato suportado pelo GtkPixbuf, incluindo png, jpeg, xbm e outros.

  • O GIMP pode carregar gradientes de arquivos SVG, e paletas de arquivos ACT e RIFF.

  • O suporte a clicar e arrastar foi estendido. Agora você pode arrastar arquivos e URLs para uma janela de imagem, onde elas serão abertas na imagem existente na forma de novas camadas.

    [Nota] Nota

    Por favor, perceba que o arrastar e soltar não funcionará no Apple Mac OS X entre o GIMP e o buscador. Isso acontece devido a uma falta de funcionalidades no X11.app do Apple

Editor de atalhos de teclado

Agora você pode editar seus atalhos em uma janela dedicada, assim como continuar a usar a pouco conhecida função de atalhos dinâmicos de teclado (a qual existe desde a versão 1.2).

Pré-visualizações de plug-ins

Nós providenciamos um novo padrão de widget para pré-visualização para autores de plug-ins que reduz significativamente a quantidade de código necessária para suportar pré-visualizações. David Odin integrou este widget em todos os filtros atuais, para que agora muitos mais filtros do GIMP possam incluir uma pré-visualização que se atualiza em tempo real, e que também que eles se comportem de forma muito mais consistente.

Pré-visualizações em tempo real de operações de transformações

As ferramentas de transformações (inclinar, redimensionar, perspectiva e rotacionar) agora podem mostrar uma pré-visualização em tempo real do resultado da operação, se ela estiver operando da forma Normal. Previamente, apenas uma grade de transformação era mostrada.

Conformidade com o guia de interface humana do GNOME

Foi dedicado bastante trabalho para fazer a interface do GIMP simples e mais intuitiva para novos usuários. A maioria da janelas agora seguem o HIG (Diretrizes de Interface Humana) do GNOME até onde podemos avaliar.Inclusive, janelas foram separadas ou tiveram diversas opções avançadas removidas, e substituídas por opções padrão razoáveis, ou foram escondidas e estão acessíveis por um controle de expandir.

Migração para a GTK+ 2.4
  • Os menus usam a GtkUIManager para gerar uma estrutura de menu dinâmica a partir de arquivos de dados XML.

  • Um seletor de arquivos completamente renovado é usado em todas as partes do GIMP para a abertura ou salvamento de arquivos. A melhor coisa sobre ele é que isso permite que você crie uma seleção de marcadores, tornando possível navegar rápida e facilmente entre diretórios usados com mais frequência.

  • O GIMP agora suporta os sofisticados cursores ARGB quando estes estão disponíveis no sistema.

Suporte básico de vetores

Por usar o plug-in GFig, o GIMP agora suporta as funcionalidades básicas de camadas de vetores. O plug-in GFig suporta um bom número de características de vetores gráficos, tais como preenchimento com degradê, curvas de Bezier, e traçado de curvas. Esse também é o meio mais fácil para criar polígonos regulares ou irregulares no GIMP. Com o GIMP 2.2, você pode criar camadas com GFig, e reeditar essas camadas depois também no GFig. Entretanto, esse nível de suporte a vetores ainda é muito primitivo comparado a programas gráficos dedicados à gráficos vetoriais, como o Inkscape.

Também...

Existem várias outras funcionalidades, pequenas mas visíveis ao usuário. Uma lista rápida de algumas delas está disponível abaixo.

  • Agora é possível rodar o GIMP no modo batch sem um servidor X.

  • Nós temos um binário do GIMP (console-GIMP) que não está sequer ligado ao GTK+.

  • Interface melhorada para dispositivos de entrada estendidos

  • Caixa de ferramentas personalizável: Agora você pode decidir quais ferramentas devem aparecer na caixa de ferramentas, e a ordem delas. Ao seu gosto, você pode adicionar algumas ou todas as ferramentas de cores à caixa de ferramentas se desejar.

  • O histograma sobrepõe os histogramas R, G e B no histograma de valor, e calcula o histograma apenas para o conteúdo selecionado.

  • Agora os atalhos de teclado se compartilham entre todas as janelas do GIMP.