7.22. Adicionar máscara à camada

O comando Adicionar máscara à Camada adiciona uma máscara na camada à camada ativa. Ele exibe uma caixa de diálogo na qual você pode definir as propriedades iniciais da máscara. Se a camada já tem uma máscara, a entrada de menu fica insensível e acinzentada.

Uma máscara na camada permite definir quais partes da camada são opacas, semi-transparentes ou transparentes. Veja a seção Máscara de camada para mais informações.

7.22.1. Ativando o comando

  • Você pode acessar este comando a partir do menu CamadaMáscaraAdicionar máscara à camada.

  • ou a partir do menu pop-up que você inicializa clicando com o botão direito sobre a camada ativa no Diálogo Camadas.

7.22.2. Descrição do Diálogo Adicionar máscara à camada

Figura 16.95. O diálogo Adicionar máscara à camada

O diálogo Adicionar máscara à camada

Inicializar máscara da camada para:

Este diálogo permite várias opções para o conteúdo inicial da máscara da camada:

Branca (opacidade total)

Com esta opção, a máscara da camada vai tornar toda a camada totalmente opaca. Isso significa que você não vai notar nenhuma diferença na aparência da camada até você pintar sobre a máscara criada.

Preta (transparência total)

Com esta opção, a máscara da camada vai tornar toda a camada totalmente transparente. Isto é representado na imagem por um padrão de xadrez, e você vai precisar ativar a máscara e pintar ou preenche-la com alguma coisa para tornar alguma parte da camada visível.

Canal alfa da camada

Com esta opção, o conteúdo do canal alfa é utilizado para preencher a máscara da camada. O próprio canal alfa não é alterado, de modo que a transparência das áreas parcialmente visíveis é incrementada, tornando a uma camada mais transparente.

Transfere o canal alfa da camada

Esta opção define a máscara de camada como a opção anterior, mas depois redefine o canal alfa da camada para opacidade total. O efeito é o de transferir a informação de transparência do canal alfa para a máscara da camada, deixando a camada com a mesma aparência que antes. A visibilidade da camada é agora determinada somente pela máscara e não pelo canal alfa da camada. Em caso de dúvida, selecione essa opção em vez do Canal alfa da camada, porque ela vai deixar a aparência inalterada.

Seleção

Esta opção converte a seleção atual em uma máscara de camada, de modo que as áreas selecionadas ficam opacas, e áreas não selecionadas ficam transparentes. Se há alguma área parcialmente selecionada, você pode clicar no botão de Máscara rápida para ajudá-lo a prever quais serão os efeitos.

Cópia em tons de cinza da camada

Esta opção converte a própria camada em uma máscara de camada: as áreas pretas ficam transparentes e brancas ficam opacas. É particularmente útil quando você planeja adicionar novos conteúdos à camada mais tarde.

Canal

Com esta opção, a máscara de camada é inicializada com uma máscara de seleção que você criou anteriormente, armazenada no diálogo de Canais.

Inverter máscara

Se você marcar a caixa Inverter máscara na parte inferior da caixa de diálogo, a máscara resultante é invertida, de modo que as áreas transparentes se tornam opacas e vice-versa.

Quando você clicar no botão OK, uma miniatura da máscara de camada é exibida à direita da miniatura da camada no diálogo de camadas.