2. Usando Scripts do tipo Script-Fu

2.1. Script-Fu?

Script-Fu é o que o alguns aplicativos chamam de "macros". Mas Script-Fu é mais poderoso do que isso. Script-Fu é baseado em uma linguagem interpretada chamada Scheme, e funciona usando funções do banco de procedimentos do GIMP. Você pode fazer todos os tipos de coisas com Script-Fu, mas um usuário comum do GIMP provavelmente irá usá-lo para automatizar as coisas que:

  • Você quer fazer com frequência.

  • São muito complicadas de fazer, e difíceis de lembrar.

Lembre-se que você pode fazer muita coisa com o Script-Fu. Os scripts que vêm com o GIMP podem ser bastante úteis, mas eles também podem servir como modelos para aprender Script-Fu, ou pelo menos servem como uma base e uma fonte modificável quando você fizer seu próprio script. Leia o Tutorial de Script-Fu na próxima seção, se você quiser saber mais sobre como fazer scripts.

Vamos descrever alguns dos scripts mais úteis neste capítulo, mas não vamos cobrir todos eles. Existem simplesmente scripts demais. Alguns dos scripts também são muito simples e você provavelmente não precisará de qualquer documentação para poder usá-los.

Script-Fu (a dialect of Scheme) isn't the only scripting language available for GIMP. But Script-Fu is the only scripting language that is installed by default.